Webconferência debate câncer de boca no contexto de pandemia nesta terça, 03

2 de novembro de 2020 - 07:54 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Deborah Muniz

A fim de discutir as principais problemáticas do câncer de boca no contexto da pandemia do coronavírus, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), realizará próxima terça-feira, 03, a webconferência “Câncer de Boca em Tempos de Pandemia”. A transmissão ocorrerá a partir das 14 horas no canal oficial do YouTube da ESP/CE.

A live contará com a participação de Thinali Sousa Dantas, Mestre e Doutoranda em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Maria Auxiliadora Bessa Santos, Diretora Geral do Centro de Especialidades Odontológicas Regional Baturité CE; e Helder Carneiro, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Conselho Federal de Odontologia. A mediação será feita por Paola Calvasina, orientadora da Célula de Atenção à Saúde Bucal da SESA.

Câncer de Boca

O tabagismo, o etilismo e a exposição solar estão entre os principais fatores de risco para a ocorrência do câncer de boca e de lábio. Segundo orientações do Ministério da Saúde qualquer lesão dos tecidos moles da boca que não apresente regressão espontânea ou com remoção de possíveis fatores causais em até 03 semanas, deve ser referenciada para diagnóstico.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a prevenção possa ajudar a reduzir a incidência de câncer no mundo em 25% até 2025.