Webinar discute o atendimento de pacientes com AVC agudo nesta sexta, 30

29 de outubro de 2020 - 16:20 # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Deborah Muniz

Para encerrar a semana de atividades em alusão ao Dia Mundial do AVC – 29 de outubro, um webinar contará com a participação de especialistas no tratamento de pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral. A transmissão será nesta sexta-feira (30), às 10h, no canal oficial do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A live terá como foco o desafio no atendimento a pacientes em casos agudos da enfermidade. A temática será abordada pelo neurorradiologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Francisco José Mont’Alverne; pela neurologista do HGF e membro do Grupo Condutor da Linha de Cuidado do AVC da Sesa, Fernanda Maia Carvalho; pelo chefe da unidade de AVC do HGF, Fabrício Lima; pelo chefe do Departamento de Emergência do HGF, Khalil Feitosa; pelo coordenador da Unidade de Pronto Atendimento, Dr. Eduíno França Barreira – UPA do Cristo Redentor, e pelo mestrando em Ciências Médicas pela Unifor, Tarcylio Esdras de Almeida Rocha.

O que é um AVC

O Acidente Vascular Cerebral é causado pelo entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos que compõem o cérebro. O efeito causa a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo, e confusão mental estão entre os principais sintomas. Pacientes com o problema também podem apresentar alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar e dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

Adotar uma alimentação saudável e balanceada, praticar regularmente exercícios físicos, e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas podem prevenir a doença.

Webinar

Desafios no Atendimento ao Paciente com AVC Agudo
Quando: sexta-feira, 30
Horário: 10h
Clique aqui para participar