ESP/CE inicia nova turma do Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses

23 de outubro de 2020 - 16:00 # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

A prevenção e os cuidados da população contra as arboviroses devem ser mantidos, mesmo no atual contexto de pandemia. Entendendo a importância dessas ações foi que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) iniciou nesta quinta-feira, 22, nova turma do Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses.

Ao todo, a formação acompanhará 330 Agentes de Combate às Endemias de diferentes regiões do Ceará por meio de atividades realizadas em ambiente virtual. A presente turma tem previsão de concluir as atividades em novembro deste ano.

De acordo com a equipe da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), a capacitação, que antes ocorria de forma semipresencial, agora está sendo ofertada de forma totalmente à distância por meio da plataforma ESP Virtual.

Lançado em 2018 como parte das 11 ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti e enfrentamento às arboviroses no estado, o curso capacitou, até o momento, 1.295 profissionais em todo o Ceará.

A formação possui carga horária de 40 horas, entre atividades mediadas por facilitadores, atividades de grupo e de ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho dos alunos. O projeto divide-se em três diferentes módulos: “Vigilância em Saúde”, “Controlando às arboviroses no território e fazendo a visita domiciliar”; e “Educação e Comunicação em Saúde”.

Indicadores Epidemiológicos

Segundo dados do Boletim Epidemiológico das Arboviroses Urbanas Nº 8 da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), Em 2020, foram notificados 36.677 casos de dengue no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sendo 50,7% (18.614/ 36.677) casos confirmados e 36,9% (13.551/ 36.677) descartados.

ACEs

De acordo com a Lei 11.350 de 5 de Outubro de 2006, o Agente de Combate às Endemias (ACE) é o profissional que atua diretamente nas ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado.