Saúde do Ceará inicia trabalho para implantação da Rede Estadual de Pesquisa Clínica

22 de outubro de 2020 - 16:35 # # #

Repórter e Fotos: Daniel Araújo

Apoiar, fortalecer e integrar o desenvolvimento da pesquisa clínica em Fortaleza e demais regiões do Ceará. Baseando-se nesse tripé estratégico, foi que um grupo de gestores e profissionais da saúde do estado se reuniu nesta quinta feira, 22 na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). O objetivo da reunião foi discutir a implantação da Rede Estadual de Pesquisa Clínica (Repclin). A Rede vai apoiar os estudos clínicos realizados nas unidades de saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).

Em um primeiro momento, será feito um diagnóstico situacional sob orientação de Renan Montenegro, gerente de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir da definição de matrizes de cinco hospitais da Rede SESA: Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). As demais unidades serão incorporadas a partir das definições e resultados do diagnóstico da consultoria.

O projeto pretende estruturar uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento desses estudos, nos centros de pesquisa e inovação em saúde. A expectativa é de que ocorra a formação de profissionais habilitados para o desenvolvimento de pesquisas clínicas articuladas às linhas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, ressaltou que esse trabalho é atravessado pelos componentes da gestão em saúde e de pessoas, dos serviços de inteligência na área da saúde e da vertente do conhecimento aplicado nesse campo. “O diagnóstico de gestão nos mostra que há uma necessidade de trabalharmos em rede e de, em primeiro lugar, nos conhecermos”, destaca o gestor.

A assessora técnica da ESP/CE, Alice Pequeno, enfatizou esse movimento na busca pela integração e colaboração entre a rede de saúde do Estado e as instituições de ensino. “Esse diagnóstico vai nos mostrar quais as potencialidades e qual a estrutura existente para a realização de pesquisas clínicas nas unidades”, explica a gestora.

O estabelecimento dessas parcerias também foi pontuado por Marcelo Alcantara como um dos eixos capazes de construir uma dinâmica que dê conta das evidências para melhor tomada de decisão na gestão nos processos de trabalho, visando a promoção e a incorporação das tecnologias para a melhor condição de vida da sociedade. “Por isso precisamos diagnosticar e estruturar uma rede e pesquisa que possa apoiar, expandir, fortalecer e integrar as ações de pesquisa em saúde no Ceará”, finalizou.

OUÇA

O Cientista-Chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto, fala sobre o projeto da Rede de Estadual de Pesquisa Clínica (Repclin):

A assessora técnica da ESP/CE, Alice Pequeno, comenta a natureza do trabalho que será desenvolvido pelo Repclin: