Especialização em Atenção Integral em Álcool e outras Drogas inicia turma em 22/10

19 de outubro de 2020 - 15:34 # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

O uso de álcool e outras drogas tornou-se uma das principais formas de adoecimento do século XXI. Visando a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais da saúde que lidam diretamente com estas formas de adoecimento psicossocial, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), iniciará nesta quinta-feira, 22, turma do Curso de Especialização em Atenção Integral em Álcool e outras Drogas.

A formação iniciará suas atividades a partir das 09 horas da manhã com a realização de uma aula inaugural. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal youtube.com/espceara e contará uma mesa redonda composta por Maria de Fátima Façanha Elias Reis, Supervisora do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (CEATS); Maria Teresa Soares Matos, Coordenadora do curso; e Davi Queiroz de Carvalho Rocha, Coordenador da Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (COPOM).

Na sequência, a psiquiatra Lisiane Cysne realizará aula magna com o tema “Dependência química: Veredas de uma ausência”. Com carga-horária de 460 horas na modalidade de ensino remoto e semipresencial, o curso tem como objetivo capacitar 45 profissionais de nível superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Ceará e Município de Fortaleza que desempenham funções estratégicas (assistenciais ou gerenciais) na área da saúde mental, com foco no uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas.

De acordo com a coordenação do projeto, a especialização buscará igualmente desenvolver nos participantes os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização de ações efetivas e de qualidade no âmbito da Saúde Mental. Ao todo, participam da formação profissionais do Cariri, Grande Fortaleza, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Sobral.

Serviço

Aula Inaugural do Curso de Especialização em Atenção Integral em Álcool e outras Drogas
Tema: “Dependência química: Veredas de uma ausência”
Quando: quinta-feira, 22
Horário: 09 horas
Acesse em:  youtube.com/espceara