Encontro do Programa Mais Médicos aborda serviços do telessaúde

15 de outubro de 2020 - 11:14 # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: David Tomás

Com o objetivo de apresentar o funcionamento da Telerregulação Ambulatorial aos médicos da rede de Atenção Primária do estado, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, realizará nesta sexta-feira, 16, mais uma edição do Encontro Locororregional do Programa Mais Médicos.

Com o tema: “Telerregulacão no Ceará: otimizando o diálogo com o médico da Atenção Primária” , a ação ocorre em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e será transmitida online pelo canal youtube.com/espceara a partir das 09 horas.

De acordo com Allan Denizard, Médico de Família e Comunidade e um dos organizadores do evento, a webconferência será uma oportunidade para se apresentar os fluxos de trabalho na rede de saúde, os eixos de ação, bem como os principais canais de comunicação e meios de diálogo com os profissionais que atuam na ponta do serviço. “Esse é um novo conhecimento necessário ao médico da atenção primária que é o de entender como funciona a rede de assistência ao paciente nos seus mais diversos pontos assistenciais”, detalha.

A ideia segundo o gestor, também será a de promover um espaço de integração de fazeres, tanto das equipes de telessaúde e da telerregulação ambulatorial do Ceará. “Queremos mostrar o quanto é vantajoso o uso desse sistema. Ele diminui o tempo de espera e faz com que o paciente caminhe de forma mais fluida na resolução da sua demanda”, informa.

Telessaúde

O serviço de telessaúde no Brasil opera como uma ação nacional voltada para a atenção básica à saúde. Um dos principais objetivos da iniciativa é dar apoio ao diagnóstico em regiões remotas do país, por meio da prestação de serviços de saúde à distância, realizados com a ajuda das tecnologias da informação e de comunicação (TICs).

Além de ser uma atividade que contempla a troca de informações entre médicos para obtenção de uma segunda opinião, o telessaúde também atua enquanto instrumento para realização de treinamentos, elaboração de laudos e o monitoramento do estado de saúde por meio das atividades de telemedicina, teleconsulta, telediagnóstico e teleducação.

Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos
Tema: “Telerregulação no Ceará: otimizando o diálogo com o médico da Atenção Primária”
Quando: sexta-feira, 16
Acesse em: youtube.com/espceara