65 profissionais são capacitados em novas turmas do EpiSUS Fundamental

5 de outubro de 2020 - 11:39 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A oitava e nona turmas do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental iniciam nesta segunda-feira, 5. Ao todo, 65 profissionais são treinados para realizar a investigação, a notificação, a prevenção e controle de doenças e agravos nas regiões de Saúde do Ceará. Realizado de forma remota, a formação é uma iniciativa da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde – CEVIG, da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Esta fase da capacitação é voltada para profissionais de saúde que atuam no serviço de vigilância em saúde e atenção primária dos municípios da Superintendências Regionais de Saúde de Sobral e Sertão Central. O curso tem carga horária total de 180 horas distribuídas em cinco módulos com encontros em sala de aula virtual e atividades de ensino aprendizagem em serviço.

As oficinas online do primeiro módulo ocorrem na manhã desta segunda e do próximo dia 9 de outubro. O cronograma prevê atividades até 17 de dezembro.

Programa EpiSUS

O EpiSUS Fundamental foi implantado no Ceará em 2017 e já capacitou profissionais de 88 municípios cearenses. A formação contribui para o combate a surtos e epidemias no Estado.

Com um treinamento em serviço, a capacitação tem enfoque predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação.

A capacitação aborda temas que tratam de análise e interpretação de dados de vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.