ESP/CE realiza aula remota do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde

22 de setembro de 2020 - 12:28 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Realizaremos nesta quarta-feira, 23, aula remota do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) do município de Quixadá. O encontro ocorrerá a partir das 9 horas da manhã com transmissão pelo canal youtube.com/espceara. A formação é ofertada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps).

Nesta Etapa Formativa II da fase 4, o curso inicia uma série de diálogos sobre os desafios que os profissionais da saúde precisam lidar na contemporaneidade. Uma dessas questões são as ligadas à violência e relações de gênero. A aula remota contará com a participação da mestre em Saúde Pública, Marley Carvalho Feitosa Martins.

De acordo com Márcia Araújo, supervisora da formação, a ideia é que os ACS reflitam sobre de que formas essas violências se tornam presentes nas relações sociais. “O intuito é ampliarmos o olhar desses profissionais para as expressões das violências, sobretudo, as violências contra as mulheres”, afirma.

A Formação

Para garantir o acesso de todos os ACS, independente de sua escolarização, o CTACS foi planejado a partir de itinerários formativos que possibilitam a progressão desses agentes à escolarização e à qualificação. O curso busca preparar os profissionais para atuar junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado à saúde dos indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades.

A proposta da iniciativa compreende três Etapas Formativas, executadas via financiamento do Ministério da Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Fortaleza; Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e do Programa Ceará Pacífico, do Governo do Ceará.

Aula online

Violência e as Relações de Gênero
Quando: quarta-feira, 23
Horário: 09h
Convidada: Marley Carvalho Feitosa Martins – Especialista em Gestão da Clínica, Mestre e Doutoranda em Saúde Pública (UFC), Assessora Técnica da Coordenadoria de Gestão do Cuidado/Secretaria Executiva de Políticas de Saúde/SESA.