Semana do SUS: formação em saúde, política e gestão do SUS são os destaques desta quinta

17 de setembro de 2020 - 11:07 # # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

O projeto “SUS no Ceará: 30 anos, Saúde Para Todos” segue as atividades nesta quinta-feira (17) com a participação de especialistas e lideranças locais e nacionais no canal oficial do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará. A programação começou na última segunda-feira (14) e finalizará no próximo sábado (19), dia em que se completam os 30 anos de regulamentação do SUS. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado, por meio da ESP/CE, hospitais da rede pública do Governo do Ceará e movimentos sociais.

Às 15h30, aspectos da política e gestão do SUS serão discutidos em webinar no youtube da ESP/CE. Foram convidados o secretário executivo de Políticas em Saúde do Estado do Ceará, Marcos Gadelha; o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Jurandi Frutuoso; e o vice-presidente do Conselho Municipal das Secretarias de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), Rilson Andrade. O foco será abordar o desafio de promover saúde com eficiência e sustentabilidade. A moderação será do diretor de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti.

Já às 19h, a diretora de pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, conversa com o sanitarista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Burg Ceccim. O foco da live stream, também pelo Youtube da ESP/CE, é discutir os avanços da formação em saúde nos 30 anos do SUS.

Inovação

O destaque da programação de quarta-feira (16) foi o ativista digital Cláudio Prado, em live no perfil oficial da ESP/CE no Instagram. Ele falou sobre inovação na saúde, por meio de um panorama atual e perspectivas na área.

“Se a inovação não for disruptiva não é inovação. A inovação é necessariamente disruptiva senão ela é mais da mesmice mesmo, não inova. Essa questão da inovação começou a ser usada muito quando apareceu a cultura digital na realidade do mundo digital”, pontuou.

Prado é um dos fundadores da Casa de Cultura Digital e do Mídia Ninja, e já foi coordenador da ação de Cultura Digital da Secretaria de Programas e Projetos do Ministério da Cultura entre 2004 e 2008.

“Quando eu saquei a potencialidade do digital, fui conversar com o Gilberto Gil no ministério. E disse a ele, ‘vamos pensar o digital como manifestação cultural’. Ele topou e começamos a fazer isso. No Brasil, diferentemente de todos os lugares e, concomitantemente aos primeiros focos da iniciativa privada, ONGs e tudo mais, o Ministério da Cultura entrou nessa onda justamente com essa turma que estava pensando o digital e que a gente trouxe para uma rede”, relembrou em live conduzida pela jornalista Clarisse Castro.

“SUS no Ceará: 30 anos, Saúde Para Todos”

POLÍTICA E GESTÃO DO SUS: O DESAFIO DE PROMOVER SAÚDE COM EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE
Quando: quinta-feira, 17
Horário: 15h30
Convidados: secretário executivo de Políticas em Saúde do Estado do Ceará, Marcos Gadelha; o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso; e o vice-presidente do COSEMS/CE, Rilson Andrade
Moderação: diretor de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti
Acesse em youtube.com/espceara

AVANÇOS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE NOS 30 ANOS DE SUS
Quando: quinta-feira, 17
Horário: 19h
Convidado: professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Burg Ceccim
Moderação: diretora de pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa
Acesse em youtube.com/espceara