Curso de Gestão Estratégica da Vigilância em Saúde inicia-se em 14/09

24 de agosto de 2020 - 14:52 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), informa sobre nova data de início do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica da Vigilância em Saúde. As atividades ocorrerão partir do próximo dia 14 de setembro. A formação ocorrerá de forma online e tem como principal objetivo a capacitação prioritária de profissionais da Vigilância em Saúde e do sistema prisional das cinco Superintendências Regionais de Saúde do Ceará.

Essa primeira turma do projeto será composta por profissionais que atuam na superintendência do Litoral Leste/Jaguaribe, Cariri e Sertão Central. Ao todo, o curso terá carga horária de 180 horas a ser realizada em ambiente virtual de aprendizado.

A capacitação tem entre seus principais objetivos de aprendizagem o reconhecimento das diretrizes, portarias e normas, dentre outros instrumentos normativos da Vigilância em Saúde, além da contribuição para a integração entre a Vigilância em Saúde e as Redes de Atenção à Saúde no Ceará.

As fichas de inscrições serão encaminhadas às secretarias municipais de saúde e secretarias regionais dos municípios prioritários. Estas, deverão selecionar os profissionais que participarão do curso conforme o perfil e interesse dos profissionais. Os órgãos que desejarem entrar em contato acerca da formação poderão fazê-lo pelos e-mails lais.rolim@esp.ce.gov.br/sialaraujo@gmail.com ou pelo telefone (85) 3101.1400 até o dia 8 de setembro de 2020.

O curso

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica da Vigilância em Saúde surgiu da necessidade em se ter uma formação que forneça uma visão geral e ampla na área, com foco em aspectos ligados à gestão, compilação de dados e análise por meio de ferramentas como o IntegraSUS.

A capacitação está estruturada em três diferentes módulos que abordarão os principais aspectos relacionados aos aspectos introdutórios e específicos da Vigilância em Saúde, e dos Sistema de Informação em Saúde.