Saúde do Ceará inicia formação de cuidados em saúde mental nesta sexta, 21
20 de agosto de 2020 - 10:06 #Ceará #ESP/CE #saúde #Saúde Mental #WHO
Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes
A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realizará nesta sexta-feira, 21, aula inaugural da primeira turma do “Curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS): avaliação, manejo e seguimento nos territórios”. A cerimônia terá início a partir das 10 horas e será transmitida ao vivo pelo canal youtube.com/espceara.
A solenidade contará com formação de uma mesa redonda que contará com apresentações de gestores e pesquisadores em saúde acerca do Programa Mental Health da Organização Mundial da Saúde (OMS), experiências de treinamentos com o Mental Health Gap Action e a apresentação do programa do curso.
A formação é voltada pra profissionais da saúde de nível superior, que atuam na estratégia saúde da família e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), ambulatórios e serviços ligados à rede de atenção psicossocial, bem como gestores, conselhos e outros órgãos do sistema de saúde brasileiro. Seu objetivo prioritário é o de ampliar o acesso ao tratamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de álcool e outras substâncias em serviços não-especializados.
Ao todo, o curso possui carga horária de 60 horas-aula na modalidade de ensino remoto e semipresencial mediado por tutoria. As turmas podem chegar a 45 alunos. A expectativa é que sejam formadas de 10 a 15 turmas a partir do projeto em 2020.
O projeto usa como base de referência os treinamentos realizados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) a partir da experiência do projeto “WHO Mental Health Gap Action” em português “Programa de Ação da Lacuna de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
A iniciativa da organização visa ampliar a oferta de cuidado para pessoas com condições prioritárias em saúde mental, neurologia e de uso de substâncias para países especialmente com renda baixa e média renda.
O programa defende que com atendimento adequado, assistência psicossocial e medicamentos, dezenas de milhões poderiam ser tratados para depressão, esquizofrenia e epilepsia, evitando suicídios e elevando a qualidade de vida dessas pessoas, mesmo quando os recursos são escassos.
Serviço
Aula inaugural do Curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS): avaliação, manejo e seguimento nos territórios
Data: sexta-feira, 21 de agosto
Horário: 10h
Assista em: youtube.com/espceara