Com cerca de 21 mil atendimentos realizados, ESP/CE encerra participação no Plantão Coronavírus. Serviço segue para a população

13 de agosto de 2020 - 08:59 # # # #

Repórter e Fotos: Daniel Araújo

Com cerca de 21 mil atendimentos no Plantão Coronavírus, a equipe de profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), encerrou participação nas atividades do programa nesta quarta-feira, 12. A marca foi celebrada em solenidade que reuniu gestores e profissionais da saúde em uma cerimônia transmitida pelo canal youtube.com/espceara.

O Superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou a relevância da iniciativa e o seu caráter inovador, frente a um cenário tão adverso e desafiador como o de uma pandemia. “Essa foi uma ação que salvou muitas vidas. E vocês contribuíram para que os cearenses e as pessoas que aqui vivem e passaram pelo estado nesse período tivessem uma orientação adequada, um suporte à ansiedade e ao medo adequados. Vocês foram muito foram bravos e por isso estão de parabéns”, disse.

O trabalho orientado nessas diretrizes teve início ainda em abril de 2020. Liderados pelas Diretoria de Pós-Graduação em Saúde e o Centro de Residências em Saúde da ESP/CE, um total de 226 profissionais, dentre os quais 140 Residentes Médicos, Enfermeiros e Psicólogos, 12 Especializandos do Programa Médico da Família Ceará e 74 supervisores e profissionais voluntários se revezaram em uma ampla carta de serviços.

O encerramento da participação dos profissionais da ESP/CE, atuantes no programa, ocorre em função da necessidades desses residentes retornarem às atividades nos seus respectivos serviços de saúde. Retorno esse que ocorreu já em primeiro de agosto desse ano.

O serviço do Plantão Coronavírus, entretanto, segue disponível à população a partir do trabalho realizado pelas demais equipes de profissionais que atuam nos sites do Governo do Ceará, da Secretaria da Saúde, na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.

A plataforma inteligente de combate à Covid-19 oferece 4 serviços principais entre atendimento online sobre o novo Coronavírus, orientações sobre a doença, orientações específicas para casos confirmados e cuidados com a saúde mental. A Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da SESA, Magda Almeida, ressaltou o papel desempenhado pelos residentes no programa. “Mesmo não estando em campo, vocês, enquanto residentes, não abriram mão da sua cidadania e do papel como profissional do serviço de saúde para estar atendendo do outro lado da tela se comunicando com as pessoas”, afirmou.

De acordo com os dados da Plataforma de Atendimento Inteligente do Governo do Estado do Ceará, cerca de 200 mil atendimentos foram realizados por toda a equipe do Plantão Coronavírus. “Percebemos que podemos discutir e construir os processos de trabalho juntos. Esse foi um espaço de desenvolvimento tanto para os profissionais da residência quanto para os supervisores. Todos aprendemos”, enfatizou a diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Dra. Olívia Bessa.

Uma dessas profissionais é Ilana Nobre. Representando os residentes de Enfermagem que atuaram no Plantão Coronavírus, ela falou sobre a importância da experiência no seu currículo e para sua vida. “Pudemos mostrar com maestria e saber que somos capazes de conduzir consultas e atendimentos prestando esse retorno à população. Entendemos o quanto somos importantes e fazemos a diferença na vida das pessoas”, finalizou.

A cerimônia teve a participação do Secretário Executivo de Políticas de Saúde da SESA, Marcos Gadelha; do Representante dos Supervisores do Plantão Coronavírus, Leandro Costa e da Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da SESA, Magda Almeida que falou ainda sobre os impactos diretos e indiretos do programa na vida dos cidadãos cearenses.

ACESSE A PÁGINA DO CORONAVÍRUS DO GOVERNO DO CEARÁ

ASSISTA AO VÍDEO RESUMO DA CERIMÔNIA

OUÇA

O Superintendente da ESP/CE, Dr. Marcelo Alcantara, fala sobre o papel da ESP/CE no contexto da pandemia e sua contribuição para as ações em saúde do nosso Estado.

O Secretário Executivo de Políticas de Saúde da SESA, Dr. Marcos Gadelha, reflete sobre a articulação entre a SESA e a ESP/CE na construção de políticas públicas em saúde para os cearenses.

A Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da SESA, Dra. Magda Almeida, comenta o processo de atividades que envolveu toda a equipe do Plantão Coronavírus.