Cientista de dados da ESP/CE é selecionada para curso da Escola de Dados da OKBR

10 de agosto de 2020 - 15:36 # #

Idealizado para capacitar instituições a disponibilizar dados abertos, de modo a superar os atuais desafios na área de transparência, o curso Publicadores de Dados, da Escola de Dados da Open Knowledge Brasil (OKBR), terá uma representante da Escola de Saúde Pública do Ceará. A cientista de dados Camila Colares foi contemplada com uma bolsa para a formação, que abordará conceitos e ferramentas que visam o planejamento e a promoção da gestão estratégica e a abertura de dados em organizações, especialmente públicas.

O curso possibilitará o conhecimento metodológico acerca do processo de abertura de dados respeitando os aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados. Lotada no Núcleo de Tecnologia da Informação, a profissional apresentou a visão da ESP/CE e foi selecionada devido ao potencial de aplicação e disseminação do conhecimento adquirido em suas funções na Escola.

“As pesquisas realizadas pela ESP e a área da saúde produzem muitos dados. É importante divulgar esses dados para a sociedade, mas isto deve ser feito de forma responsável. Há todo uma metodologia envolvida nisso. O curso irá nos dar esse know how”, destaca Camila Colares.

Em todo o país foram disponibilizadas bolsas com o intuito de aumentar a diversidade do curso nos quesitos regionais, raciais e relativos ao gênero, além de democratizar o acesso ao conhecimento.

Com atuação internacional, a Escola de Dados é uma rede comprometida com o avanço do uso de dados para resolver problemas em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas. Já a Open Knowledge Brasil é uma organização sem fins lucrativos que promove a transparência de informações públicas.