ESP/CE inicia curso de Gestão Estratégica da Vigilância em Saúde próximo dia 24

7 de agosto de 2020 - 17:34 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), realizará no período de 24 de agosto a 30 de outubro de 2020 o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica da Vigilância em Saúde. A formação ocorrerá de forma online e tem como principal objetivo a capacitação prioritária de profissionais da Vigilância em Saúde e do sistema prisional das cinco Superintendências Regionais de Saúde do Ceará.

A primeira turma será composta por profissionais que atuam na superintendência do Litoral Leste/Jaguaribe. Ao todo, o curso terá carga horária de 180 horas a ser realizada em ambiente virtual de aprendizado.

Entre os principais objetivos de aprendizagem da capacitação figuram o reconhecimento das diretrizes, portarias e normas, dentre outros instrumentos normativos da Vigilância em Saúde, além da contribuição para a integração entre a Vigilância em Saúde e as Redes de Atenção à Saúde no Ceará.

De acordo com o Cevig, as fichas de inscrições serão encaminhadas às secretarias municipais de saúde e secretarias regionais dos municípios prioritários. Estas, deverão selecionar os profissionais que participarão do curso conforme o perfil e interesse dos profissionais. Os órgãos que desejarem entrar em contato acerca da formação poderão fazê-lo pelos e-mails lais.rolim@esp.ce.gov.br/sialaraujo@gmail.com ou pelo telefone (85) 3101.1400 até 21 de agosto de 2020.

O curso

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica da Vigilância em Saúde surgiu da necessidade em se ter uma formação que forneça uma visão geral e ampla na área, com foco em aspectos ligados à gestão, compilação de dados e análise por meio de ferramentas como o IntegraSUS.

A capacitação está estruturada em três diferentes módulos que abordarão os principais aspectos relacionados aos aspectos introdutórios e específicos da Vigilância em Saúde, e dos Sistema de Informação em Saúde.