Papo Saúde na ESP: ciência, inteligência e inovação podem impulsionar o SUS

5 de agosto de 2020 - 08:32 # # #

Repórter: Jackson de Moura

A importância do Sistema Único de Saúde para a população e a sua contribuição na evolução das políticas de saúde no Brasil foram os temas centrais da segunda edição do Papo Saúde na ESP, série de lives transmitidas no perfil oficial da ESP/CE no Instagram. Durante a exibição, o superintendente da Escola, Marcelo Alcantara, destacou o papel do sistema para o acesso a serviços de saúde, mas também citou desafios e apontou que a ciência, inovação e inteligência podem ser parcerias para superá-los.

Segundo ele, a inovação tem como ponto de partida o setor público e a saúde não foge à regra. “O maior mercado de saúde do Brasil é o do sistema público. É onde há a maior expansão, atendimento de usuários e a maior possibilidade de inovação. Na pandemia, todas as pesquisas têm seus eixos no sistema público. É na pesquisa que se tem a possibilidade de inovação”, apontou.

Ao citar que tecnologia e inovação devem estar a serviço do SUS, ele citou a função do Centro de Inteligência em Saúde, estruturado na Escola de Saúde Pública. O equipamento, dentre outras funções, tem a análise de dados e assim pode auxiliar na definição de estratégias do sistema público de saúde.

“Mais recentemente a ESP tem desenvolvido um papel na ciência e inovação. É estratégico para o SUS, além do nosso papel na formação de especialistas em saúde e de oferecer educação permanente para os profissionais”, destacou ao citar que gestores e profissionais de saúde qualificados também têm o seu papel na evolução do sistema.

Marcelo Alcantara também comentou o fato de a pandemia do novo coronavírus evidenciar a função do SUS para a população brasileira e referenciá-lo frente a outros de sistemas de saúde no mundo, como o americano.

“Temos mais consciência da sua importância. Quanto mais participamos do SUS como usuário, mais vamos entender o que ele significa”, destacou.

Papo Saúde na ESP

O Papo Saúde na ESP tem como intuito, por meio de lives no Instagram, discutir diversos temas ligados à saúde e bem-estar em tempos de Covid-19.

Sob condução da supervisora do Centro de Extensão da Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, as transmissões contam com especialistas de várias áreas para compartilhar dicas, histórias e especialmente boas práticas no cuidado à saúde.

A proposta é também contar com a interação dos usuários através dos comentários, que podem esclarecer dúvidas e sugerir futuros temas. As transmissões ao vivo ocorrem quinzenalmente no @espceara.