ESP/CE lança livro sobre experiência da Educação Permanente em Saúde no município de Caucaia

5 de agosto de 2020 - 16:00 # # # #

Repórter: Daniel Araújo Fotos: Daniel Araújo

Mais um capítulo na construção do trabalho em saúde no Ceará foi consolidado nessa quarta-feira, 5. Isso porque a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), em parceria com a Prefeitura de Caucaia, lançou o livro “Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Gestão – A Experiência do Município de Caucaia”. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal youtube.com/espceara e reuniu gestores, profissionais de saúde e acadêmicos cearenses.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, iniciou os trabalhos trazendo reflexão sobre a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) para a consolidação e o aperfeiçoamento das práticas em saúde no Brasil. “Esse sistema é o maior e mais justo plano de saúde que nós temos. E que tem uma preocupação com a educação permanente dos profissionais de saúde e da população para a promoção da saúde”, afirmou.

Tomando como referência esse cuidado, o supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic) e organizador do livro, Jadson Franco, destacou a reafirmação da ESP/CE enquanto instituição interessada na construção de pontes no saber e trabalho realizado em parceria com os municípios cearenses. “O lançamento dessa publicação nos faz pensar na construção de uma comunidade de práticas em que nossos profissionais tenham um espaço onde saberes e práticas desenvolvidos nos cenários de atuação sejam reconhecidos e partilhados”, concluiu.

Além do lançamento do livro, a cerimônia marcou a apresentação do Projeto de Lei que visa instituir no município de Caucaia o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). Entre os principais objetivos do documento, que será enviado à Câmara dos Vereadores de Caucaia, estão a promoção da formação e do desenvolvimento dos trabalhadores do SUS a partir dos problemas cotidianos e relacionados à Atenção à Saúde e à organização do trabalho na área.

A ideia desse espaço para o fomento da educação permanente e a importância da esfera do conhecimento no cotidiano do trabalhador da saúde foi ressaltada por Marcelo Alcantara. “O núcleo de educação permanente é uma das ferramentas que viabilizam esse aperfeiçoamento continuo do profissional. Sem um bom profissional de saúde não há sistema de que se sustente, não há cidadão satisfeito e nem atendimento”, finalizou.

A cerimônia de lançamento da publicação contou ainda com homenagem à sanitarista Miria Lavor, que faleceu em junho desse ano. Ao lado do esposo, Carlile Lavor, atual diretor da Fiocruz Ceará, ela protagonizou iniciativas de grande valor para a saúde pública no Ceará e no Brasil, tendo contribuído por diversas vezes em projetos da ESP/CE.

Palco de Honra

Da mesa de apresentação do livro participaram o superintendente da ESP/CE, Dr. Marcelo Alcantara; o prefeito do município de Caucaia, Naumi Amorim; o secretário de saúde de Caucaia, Moacir Soares; a deputada estadual Érika Amorin; a organizadora do livro, Maria Idalice Barbosa; e o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile lavor.

O livro

Realizado por meio de parceria entre a ESP/CE e a Prefeitura de Caucaia, o livro “Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Gestão – A Experiência do Município de Caucaia” traz um apanhado de textos baseados nas experiências de diferentes profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde em Caucaia.

A obra descreve o trabalho realizado por essas equipes multiprofissionais nos últimos 3 anos a partir dos princípios da Educação Permanente em Saúde e Atenção Básica em convergência com os de Educação Biocêntrica e da Política Nacional de Humanização (PNH) brasileira.

ACESSE O LIVRO AQUI

OUÇA

A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente de Caucaia, Kerley Meneses, fala sobre a sua experiência como uma das autoras do livro.

A organizadora do livro, Idalice Barbosa, comenta o processo de construção da publicação e dos processos formativos que o tornaram possíveis.