Em parceria com município de Caucaia, ESP/CE lança livro sobre Educação Permanente em Saúde

4 de agosto de 2020 - 11:40 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Prefeitura de Caucaia, realizará nesta quarta-feira, 5, o lançamento do livro “Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Gestão – A Experiência do Município de Caucaia”. A solenidade ocorrerá na sede da ESP/CE, nesta quarta-feira, 5, a partir das 9 horas da manhã para convidados e será transmitida ao vivo ao público em geral por meio do canal youtube.com/espceara. O evento contará com a presença reduzida a autoridades locais, gestores, pesquisadores e profissionais da saúde de do Ceará.

Fruto de uma extensa parceria interinstitucional, o livro traz um apanhado de textos baseados nas experiências de enfermeiros, médicos, dentistas, residentes, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos e farmacêuticos físicos, psicólogos e farmacêuticos atuantes na Atenção Primária à Saúde em Caucaia.

Organizado por Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE, e pela Doutora em Saúde Coletiva, Idalice Barbosa, o livro traz a colaboração de outros 23 autores de 11 modalidades de saúde diferentes.  “O produto é uma obra sobre gerir e consolidar o SUS que queremos, segundo o SUS que fazemos, no dia a dia”, reflete o pesquisador Ricardo Burg Ceccim, que assina o prefácio da publicação.

A obra descreve, portanto, o trabalho realizado por essas equipes multiprofissionais nos últimos 3 anos a partir dos princípios da Educação Permanente em Saúde e Atenção Básica em convergência com os de Educação Biocêntrica e da Política Nacional de Humanização (PNH) brasileira.

Dividida em três sessões, a publicação aborda os alicerces para experiências de aprendizagem coletiva, as ferramentas de trabalho pautadas na autogestão, na Atenção Primária à Saúde e educação permanente; e um conjunto de relatos de experiências dos diferentes processos formativos de qualificação e humanização dos serviços do Sistema Único de Saúde daquele município.

Serviço 

Lançamento do livro “Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Gestão – A Experiência do Município de Caucaia”
Quando: quarta-feira (05 de agosto)
Horário: 09 horas
Acesse em: youtube.com/espceara