Com reflexão sobre defesa do SUS, ESP/CE participa de live do projeto Nova Saúde

24 de julho de 2020 - 18:48 # # #

Repórter: Daniel Araújo

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Dr. Marcelo Alcantara, participou nesta sexta-feira, 24, de um importante debate sobre a promoção da saúde e o papel da atenção básica para a qualidade de vida da população. A transmissão, realizada pelo Grupo de Comunicação O POVO, contou também com a participação da Doutora em Saúde Coletiva, Gláucia Posso Lima.

Durante a conversa, Marcelo Alcantara ressaltou a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a tomada de consciência do cidadão com a sua própria saúde. De acordo com o gestor, todo brasileiro tem de ser co-rresponsável pela sua saúde e a das pessoas no seu convívio.

O superintendente lembrou do conceito de co-participação da sociedade na garantia do pleno funcionamento do sistema de saúde no Brasil. “Para isso que existem os conselhos de saúde e de participação popular e as conferências de saúde. E todos eles são essenciais nesse processo”, destacou.

Uma outra chave interpretativa da conversa passou pela relevância da informação, do conhecimento e das medidas de prevenção à saúde junto à sociedade. “Quando nos alimentamos saudavelmente, praticamos atividades físicas moderadamente, estamos prevenindo doenças e fazendo prevenção à saúde”, reforçou Gláucia Lima.

Parte desse trabalho foi igualmente enfatizado por Marcelo Alcantara ao lembrar do projeto que a ESP/CE tem realizado no campo da extensão em saúde. Ele citou o recém lançado programa Papo Saúde na ESP como uma forma de partilhar a conscientização em saúde e bem estar para a população. “Quando criamos campanhas desse tipo, todo o sistema se envolve. E essa consciência global passa por um esforço coletivo da sociedade”, afirma.   

Ainda segundo o gestor, o SUS passa pelo cuidado de todos os brasileiros. “Ele não é uma responsabilidade apenas do gestor da saúde”, orienta. Para o superintendente da ESP/CE, o fortalecimento do sistema depende do sentimento de apropriação de cada pessoas que dele faz uso.

“Tenho muito orgulho do que o SUS do Ceara fez no enfrentamento ä  pandemia. Estamos salvando muitas vidas. Esse é um legado que ficará. É esse tipo de atitude que eu acredito e trabalho todos os dias”, conclui, complementando que todo esforço feito pela saúde do Ceará visa o bem comum e de todos.

Nova Saúde

O debate realizado nesta sexta-feira, integra o Nova Saúde, projeto multimídia com a participação de médicos, pesquisadores, especialistas e trabalhadores da área de saúde, que discutem e pesquisam sobre a saúde pública no Ceará. A iniciativa é uma realização do O POVO, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), que pretende dar visibilidade a projetos e estratégias de modernização aplicados à saúde.

Ainda nesta sexta-feira, o Jornal O Povo também publicou o caderno especial Nova Saúde, que abordou em uma série de reportagens e entrevistas, ações para estimular boas práticas de saúde para a população e iniciativas de modernização implementadas no âmbito do Governo do Ceará para o aprimoramento do setor.

Além de destaque no editorial do suplemento, os projetos de inovação do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues foram apresentados como exemplo de resposta rápida às necessidades de saúde no Ceará.

ASSITA A TRANSMISSÅO COMPLETA