Edição especial da Cadernos ESP traz enfoque sobre o Coronavírus

23 de julho de 2020 - 13:39 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

A compreensão das questões trazidas pelo coronavírus tem exigido dos pesquisadores em todo o mundo novas tomadas de decisões. Parte desse posicionamento ganha eco na proposição de estudos que permitam um pensamento multidimensional capaz de entender nosso lugar na sociedade em meio à pandemia. Pensando nisso, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), lançou uma edição temática da Cadernos ESP com foco em ações de enfrentamento à Covid-19.

Neste número especial, a revista científica da ESP/CE traz 29 artigos inéditos que refletem sobre as experiências dos profissionais de saúde no enfrentamento à emergência da pandemia, as iniciativas de capacitação bem como dos estudos de casos relacionados ao tema.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou a resposta e disponibilidade dos pesquisadores que participaram do projeto. De acordo com o gestor, os estudos publicados na revista ajudarão a compreender mais claramente vários aspectos da doença em nosso Estado. “Certamente estamos apenas começando a compreender os aspectos epidemiológicos, clínicos, sociais, econômicos e culturais em nossa sociedade”, reflete.

Para Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE essa foi uma publicação que teve uma aceitação expressiva. “E isso nos honrou muito, principalmente pelo reconhecimento da população em relação ao trabalho que desenvolvemos com a revista”, afirma.

Uma das pesquisadoras que aceitou esse desafio proposto pela revista foi Letícia Swerts.  Acadêmica de Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora, ela se interessou em participar do periódico dada a importância que o fomento à pesquisa tem nesse momento de pandemia. Ela soube da Cadernos ESP a partir de um projeto o qual participa na sua cidade.

Com artigo intitulado “Rituais de despedida no contexto da pandemia da Covid-19”, a autora traz reflexão sobre as adaptações nos formatos dos velórios e sepultamentos e quais as repercussões emocionais associadas às pessoas enlutadas. “O ritual exerce uma função importante na compreensão da morte. E está sendo necessário que sejamos criativos e reinventemos a forma de experienciar esses momentos, de modo a diminuir o sofrimento dos enlutados e prevenir o luto complicado”, analisa.

Além de Letícia, outros pesquisadores apresentam ao longo de toda essa edição especial da Cadernos ESP relevantes discussões sobre a humanização no serviço de saúde em tempos de pandemia, relatos de experiência de profissionais e pacientes, avaliações sobre a incidência e letalidade da Covid-19 no Ceará, discussões acerca do uso de fármacos como opção terapêutica contra o coronavírus, entre outros estudos.

Ainda segundo Marcelo Alcantara, esse capitulo da Cadernos ESP certamente contará uma relevante parte da história e da dimensão científica do estado do Ceará. “Uma era pós-Covid-19 certamente se estabelecerá. Cabe-nos enfrentá-la e desenhá-la a partir da sua compreensão, da gestão do conhecimento, tendo a ciência como base para reflexão e como guia para criação de um novo modelo de sociedade”, concluiu.

Cadernos ESP

Revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a Cadernos ESP foi criada em 2005. A publicação possui periodicidade semestral e é um importante instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar no campo da Saúde Coletiva.

Entre seus principais objetivos estão a divulgação pública dos resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde. A iniciativa aceita para publicação artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiências, dentre outras seções.

ACESSE A EDIÇÃO ESPECIAL DA CADERNOS ESP
CONFIRA ARTIGO DO EDITOR CIENTÍFICO DA CADERNOS ESP NO LINKEDIN