Educação em Saúde é foco de novo volume da Cadernos ESP

1 de julho de 2020 - 15:35 # # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

As pesquisas em saúde e a disseminação do conhecimento científico têm sido grandes aliadas na partilha de informações à população cearense. Ciente disso, é que a Escola de Saúde do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), do Governo do Ceará, acaba de lançar a edição 2020.1 da Cadernos ESP.

A publicação, editada e lançada pelo Centro de Investigação Científica (Cenic), chega a seu 14º volume trazendo um conjunto de textos entre artigos originais, artigos de revisão e relatos de experiência com foco em uma ampla discussão sobre o campo da educação em saúde.

A produção é referente ao semestre de 2020.1 e traz ainda dados relativos a assistência e prática profissional, trabalho em equipe, território, aspectos clínicos e epidemiológicos, dentre outros, que nos ajudam a conhecer melhor o contexto da sua saúde, seus determinantes e suas interações com a educação e prática profissional.

Em editorial assinado na publicação, a Diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, argumenta sobre a relevância do redesenho dos cursos e a consideração acerca das conexões a serem criadas entre as práticas educacionais, a realidade social e as necessidades assistenciais da população.

Em sua fala, a gestora ressalta a necessidade de se “formar profissionais preparados para acolher as necessidades das pessoas, considerando a sua integralidade e singularidade, e prestar cuidados contínuos e resolutivos e com competências em diversos campos do saber”, reflete.

O editor científico da Cadernos ESP, Jadson Franco, enfatizou o papel da publicação enquanto veículo de promoção e acesso ao estímulo da ciência. “Sobretudo, nos atuais dias quando a ESP/CE decide manter e priorizar em seus projetos a produção e disseminação do conhecimento científico”, destaca.

Cadernos ESP

Criada em 2005, a Cadernos ESP possui periodicidade semestral. Trata-se de um instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar em diversos campos do fazer saúde, mas em especial da Saúde Coletiva. Tendo por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces.

Tornando públicos e de livre acesso os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde, a CadernosESP aceita para publicação artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções.

ACESSE A ÍNTEGRA DA PUBLICAÇÃO

ACESSE A PÁGINA DA CADERNOS ESP