Saúde firma parceria com EBSCO para acessos gratuitos à bases de dados

2 de junho de 2020 - 11:13 # # # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

O acesso à informações científicas confiáveis e disponibilizadas de forma transparente é uma importante aliada dos cidadãos que se interessam pelo campo da pesquisa em saúde em todo o mundo. Entendendo isso, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, do Governo do Estado, firmou parceria com a base de bancos de dados de pesquisa EBSCO, e disponibilizá até 18 de julho, acesso às bases de pesquisa da DynaMed e Medline.

Durante esse período, acadêmicos, pesquisadores, e profissionais da saúde ligados à SESA poderão acessar gratuitamente as respectivas bases de pesquisa da EBSCO por meio dos links (https://bit.ly/medline-espceara e https://www.dynamed.com/). De acordo com assessora técnica da ESP/CE, Dra. Alice Pequeno, a parceria foi firmada em função da alta demanda por acessos remotos às pesquisas clínicas e biomédicas nessas plataformas. “E Isto inclui, hospitais, programas de residência médica, centro de ensino e pesquisa, educação permanente, entre outros.”, completa.

Para Everson Nascimento, Gerente Regional de Contas – Norte/Nordeste da EBSCO, “Todo o conteúdo estará disponível sem que seja preciso efetuar logins ou cadastro nas plataformas, podendo ser acessados de qualquer lugar remotamente”.

Ainda segundo Alice, a abertura dessas bases de pesquisa em um período de enfrentamento à uma pandemia, como o coronavírus, favorece a tomada de decisões com base em evidências científicas, o que vem sendo a tônica das ações governamentais diante da grande ocorrência de fake News em temas ligados à administração pública em todo o mundo.

“Além disso, o amplo acesso também poderá favorecer o desenvolvimento de pesquisas considerando o nosso contexto com proposições de ideias inovadoras para o enfrentamento da Covid 19”, reforça Alice Pequeno.

Pesquisa

Ambas as plataformas da Dynamed e Medline mantém a publicação de periódicos científicos com alto fator de impacto nos campos da pesquisa biomédica e clínica. Todos os conteúdos passam por revisão de pares e são publicados e atualizados constantemente em diversas plataformas ao redor do mundo.

Considerada uma das mais renomadas ferramentas de Medicina baseada em evidencias do mundo, a Dynamed auxilia profissionais da saúde na tomada de decisão e apoio ao atendimento a pacientes por meio de uma sólida rede de informações, por ela gerida. Do mesmo modo, a Medline é uma base de dados que reúne milhares de publicações do campo da saúde pública, clínica médica, farmacologia, bioquímica e biofísica.

 

Serviço
Acesso às bases de pesquisa Dynamed e Medline
Quando: Até 18 de julho
Onde: Medline (https://bit.ly/medline-espceara) / Dynamed (https://www.dynamed.com/)