Webreunião une profissionais da saúde sobre Protocolo de Manejo Clínico da Covid-19

8 de maio de 2020 - 15:32 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Realizar um encontro aberto e transparente sobre o Protocolo Estadual de Enfrentamento à Covid-19 no estado do Ceará. Foi com esse objetivo que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, realizou nesta sexta-feira, 8, uma webreunião com gestores e profissionais da área da saúde de diferentes municípios cearenses.

No encontro, que contou com a parceria e articulação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS), o pneumologista da ESP/CE, Fabrício Martins, e o médico infectologista Keny Colares, apresentaram palestra sobre o Protocolo Estadual de Manejo Clínico da Covid-19.

De acordo com Caio Cavalcanti, Diretor da Educação Profissional da ESP/CE, a webreunião foi importante porque muitos gestores e profissionais puderam tirar dúvidas e esclarecer questões acerca dos protocolos de atendimento que estão sendo feitos neste momento na rede pública de saúde cearense. “Foi uma reunião bastante positiva. Contamos com uma articulação importante envolvendo secretários de saúde, coordenadores de atenção básica, coordenadores de epidemiologia, médicos e enfermeiros”, afirmou.

Ainda segundo Caio Cavalcanti, a perspectiva é que novos encontros ocorram semanalmente e que as próximas reuniões contem também com a participação de profissionais da Atenção Básica.

Manejo Clínico do Paciente

A nova versão do protocolo sobre manejo clínico do paciente infectado pelo novo coronavírus já está disponível. O documento, que traz uma série de orientações aos profissionais de saúde acerca dos procedimentos para cada estágio de atendimento de casos de pessoas com Covid-19, foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (CISEC).

O protocolo sobre o manejo clínico do paciente com Covid-19 abrange todas as fases da doença, da auto-avaliação do paciente, a partir dos primeiros sintomas apresentados, ao atendimento médico e de outros profissionais em emergências, e à internação em leito de enfermaria e UTI. O protocolo tem duas versões em extensão PDF: formato A3, voltado para impressão, e mobile, especial para celular. Os dois formatos possuem links do material multimídia, com vídeos, links estratégicos e outros arquivos. Há também uma versão web.

ACESSE TODAS AS VERSÕES DO PROTOCOLO