Residentes criam “varal do bem” com mensagens de apoio a profissionais no Hospital de Messejana

5 de maio de 2020 - 09:45 # # # # #

Assessoria de comunicação do HM Repórter: Jéssica Fortes

Que tal começar o dia com positividade? Foi pensando nisso que os alunos da turma VII da Residência Multiprofissional em Cardiopneumologia da ESP/CE criaram um “varal do bem” no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). O espaço é repleto de mensagens de incentivo e apoio aos profissionais de saúde. Esta é mais uma iniciativa com foco na humanização realizada na unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.

“São palavras de afeto e propostas de cuidados diários ao cuidador. Diante do cenário atual, com a pandemia de Covid-19, é necessário enfatizar a importância dos nossos profissionais e a necessidade de cuidar de todos o mais integralmente possível”, explica a residente de psicologia, Débora Dutra, uma das idealizadoras do varal.

As mensagens foram dispostas no hall principal do HM, em frente à central de pontos. “A ideia é que a pessoa se sinta à vontade para pegar e levar um pedacinho do cuidado consigo”, ressalta a residente de Serviço Social, Wanessa Cidrão.

Para alcançar o maior número de pessoas possível, as mensagens são repostas todos os dias. Além disso, a equipe responsável pelo projeto propõe, a cada semana, novas formas de autocuidado para os profissionais.

O coordenador da Residência Multiprofissional, Rodrigo Tavares Dantas, conta que a iniciativa é uma forma de encorajar os profissionais, que muitas vezes sofrem com o medo da contaminação ou com o estresse do trabalho. “O objetivo é incentivá-los a continuar com o trabalho de qualidade, agradecer e encorajá-los. São pequenas frases de reforço positivo, de incentivo ao autocuidado. É uma coisa simples, mas com efeito positivo”, acrescenta.