Telemedicina da ESP/CE realiza 28 atendimentos em menos de uma semana de funcionamento

20 de abril de 2020 - 16:17 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Criado para dar suporte aos médicos que atuam no enfrentamento à Covid-19 em unidades da rede estadual, o serviço de Telemedicina já realizou 28 atendimentos. O projeto, que teve início na última quinta-feira, 16, é uma iniciativa do Governo do Ceará, realizada em parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Já foram realizadas teleconsultorias no Hospital Regional do Cariri, Hospital Regional do Sertão Central, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Canindezinho, José Walter e Messejana, em Fortaleza, e de Sobral. Também foram atendidas teleconsultorias do Hospital de Messejana e da Unimed Maracanaú.

O serviço

O Telemedicina funciona de segunda a sábado, de 8h às 17h, pelo número (85) 98439-0220. Atualmente, 12 médicos especialistas em pneumologia, terapia intensiva e infectologia, além de 11 fisioterapeutas com atuação em terapia intensiva, oferecem apoio aos médicos das UPAs e UTIs dos Hospitais regionais do estado, via aplicativos de mensagens, ligações e videoconferências.

Os médicos discutem protocolos específicos para COVID-19, parâmetros ventilatórios e medidas para o cuidado adequado dos pacientes.

Canais para a população

A população cearense que tem dúvidas sobre o coronavírus conta com dois serviços. O TeleSaúde é uma central de atendimento telefônico gratuita que funciona pelo 0800 275 1475.

Existe também o Plantão Coronavírus, que oferta atendimento virtual para orientar os cidadãos e cidadãs cearenses. A plataforma oferece orientação especializada com profissionais de saúde e está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.