Saúde disponibiliza protocolo multimídia sobre manejo clínico do paciente com Covid-19

17 de abril de 2020 - 12:58 # # #

Como deve ser o atendimento ao paciente infectado pelo novo coronavírus? Quais sintomas de cada fase da doença? Que medidas devem ser adotadas para a prevenção de contágio de Covid-19? Já está disponível uma série de orientações aos profissionais de saúde sobre procedimentos para cada estágio de atendimento nos casos de Covid-19. O protocolo foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (CISEC).

O documento, disponível no hotsite criado pelo Governo do Ceará para prestar informações sobre a enfermidade, é o mais completo guia a profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao coronavírus em todo o estado. Estão contempladas informações sobre os sintomas da doença e como deve ser a abordagem clínica nos estágios da doença. O objetivo é dinamizar as orientações necessárias aos profissionais de saúde.

Essa orientação está dividida em quatro fases: da auto-avaliação do paciente a partir dos primeiros sintomas apresentados ao atendimento médico e de outros profissionais em emergências, internação hospitalar e ventilação mecânica, quadro de maior gravidade. “O profissional confere todos os elementos essenciais no protocolo clínico a partir da discussão de especialistas da Sesa, ESP, representantes de sociedades médicas e de outras entidades de saúde”, destaca o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

O protocolo de manejo clínico do paciente com Covid-19 também apresenta outras orientações, como informações sobre coleta de exames laboratoriais, notificação de casos suspeitos e os canais de atendimento aos profissionais, como o Telemedicina.

MULTIMÍDIA

Outras diretrizes também estão disponíveis no protocolo de manejo clínico. O diferencial é que, com apenas um clique, os profissionais são direcionados para formulários, links estratégicos e até vídeos produzidos pela ESP/CE.

O conteúdo multimídia está disponível em orientações para tratamento e diagnóstico, e nas instruções com medidas de prevenção de contágio de Covid-19 diante do atendimento clínico do paciente, a exemplo de paramentação e desparamentação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

No caso da prescrição de hidroxicloroquina ou cloroquina, prevista no estágio 3 de internação hospitalar, o médico tem acesso à nota técnica elaborada pela Sesa. “A orientação é que uso das substâncias ocorra em comum acordo com o paciente ou os familiares”, explica o infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas, Keny Colares.

O protocolo tem duas versões em extensão PDF: formato A3, voltado para impressão, e mobile. Os dois formatos possuem links do material multimídia. Há também uma versão web.