Coronavírus: Saúde contará com reforço de atuação voluntária de 191 profissionais

16 de abril de 2020 - 17:53 # # # #

Residentes médicos, multiprofissionais e especializandos do Programa Médico da Família Ceará trabalham de forma voluntária no trabalho de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19). Ao todo, 191 pessoas atuam em pelo menos cinco projetos liderados pela Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), através da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

O Residente Multiprofissional de Neurologia e Neurocirurgia pela ESP/CE, Eduardo Lira, é um dos voluntários. Ele conta que tem desenvolvido atividades na área da telemedicina e no campo da educação continuada junto a outros grupos de residentes e estudantes de graduação na área da saúde. “A residência é fundamental no contexto de saúde-doença, todo e qualquer profissional de saúde busca a premissa de prevenir agravos e promover saúde”, pontua.

Eduardo compõe a força de trabalho que atua em cinco diferentes projetos: realização de barreiras sanitárias no Aeroporto de Fortaleza, serviço de teleorientação contra a Covid-19, teleorientação em saúde mental, Central de Respiradores e Campanha de Vacinação. Até sexta-feira, 17, os residentes da ESP/CE participam também de um treinamento remoto de três dias voltado para os atendimentos do “Plantão Coronavírus”.

As atividades dessa ação devem iniciar ainda na semana que vem e ocorrerão via atendimento virtual. Através de um serviço de chatbot, os profissionais orientarão os cidadãos com as principais informações sobre a Covid-19. “Esse é um serviço muito importante, pois é um canal de orientação para a população, com informações sobre os cuidados, manifestações clínicas e orientação sobre quando o paciente deve buscar atendimento nos serviços de saúde”, afirma Olivia Bessa, Diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE.

Entre as instituições que trabalham em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará e ESP/CE nesse projeto, estão a Coordenadoria de Vigilância Sanitária/SESA, Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas/SESA, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza.

Dúvidas e Notificações

Os profissionais de saúde que desejarem tirar dúvidas, poderão fazê-lo através do serviço de Telemedicina, que começa nesta quinta-feira, 16. O número é o (85) 98439.0220. O serviço vai funcionar de segunda a sábado de 8h às 17h.

ACESSE A PÁGINA DO CORONAVÍRUS DO GOVERNO DO CEARÁ