Bolsistas do Proensino produzem vídeos sobre a valorização do SUS

13 de abril de 2020 - 16:47 # # #

Repórter: Jackson de Moura Arte: Júlio Lopes

A atuação do Sistema Único de Saúde ficou ainda mais evidente com a emergência em saúde pública gerada pelo coronavírus (Covid-19). Pensando nisso, estudantes do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Proensino/Sesa) produziram uma série de vídeos com a intenção de conscientizar a população sobre a importância da atenção integral à saúde, por meio do SUS, em tempos de pandemia.

A iniciativa surgiu após um desafio lançado pelo Conselho Nacional da Saúde, via redes sociais, para a campanha Mais SUS Menos Coronavírus, em alusão à Semana da Saúde 2020, ocorrida no começo de abril. Nas produções, os bolsistas destacam o acesso universal ao sistema público de saúde no Brasil e como o SUS é essencial nas ações de promoção e proteção à saúde, como o controle de doenças e epidemias, a exemplo da Covid-19.

Bolsista na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), o estagiário de teatro Lucas Madi conta que os vídeos retratam questionamentos constantes dos estudantes. “Nós refletimos diariamente sobre a importância dos benefícios do SUS na democratização do acesso à saúde no Brasil. Estar neste movimento me faz compreender melhor o meu ofício e também a valorizar ainda mais os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus”, destaca.

Clique aqui e assista a um dos vídeos

A estagiária de psicologia do Hospital Geral de Fortaleza, Carol Castro, também participou da campanha. Para ela, apesar dos desafios, a Covid-19 evidenciou muito aspectos positivos do sistema público de saúde brasileiro. “Nesse momento a gente percebe a fragilidade da saúde pública em muitos países e como o Brasil está muito a frente por ter o SUS”, destaca.

Para o assessor técnico do Proensino-Sesa, José Luiz Paiva, a produção dos bolsistas contribui para fortalecer a rede em defesa do SUS e da saúde pública como direito de toda a população. “Essa foi uma atividade do Proensino pra tentar dialogar com as pessoas. O programa segue atuando para contribuir na formação desses estudantes de forma crítica e, especialmente, motivados a defender o SUS e uma saúde pública de qualidade”.

Proensino Sesa

Criado em 2010, o Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Proensino/Sesa) é um programa de estágio não-obrigatório coordenado pela Sesa e ESP/CE. O intuito é aproximar a universidade da realidade do SUS.

Atualmente, 80 bolsistas de diversas áreas de graduação estão em atividade. O processo formativo ocorre no contexto do SUS, através da construção de competências que são sistematizadas nos serviços de saúde enquanto cenários de aprendizagem.

Os estudantes desempenham atividades ligadas ao ensino, gestão, assistência, pesquisa e extensão, por meio de tecnologias em saúde, utiliza-se de infraestrutura disponível em diferentes cenários, contribuindo para uma formação diferenciada e humanizada.