Especialista dá dicas sobre desinfecção de espaços públicos

7 de abril de 2020 - 08:18 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19, muitas são as iniciativas para evitar a propagação da doença. Uma delas tem sido a limpeza de espaços públicos, medida tomada por municípios do Ceará, a exemplo de países europeus, que possuem um alto índice de casos e atravessaram o período do inverno. No entanto, a realidade climática do território cearense faz com que lavar as ruas com água e hipoclorito, por exemplo, não seja necessário, uma vez que os asfaltos podem chegar à temperatura de até 70 graus.

O infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará, Ivo Castelo Branco, descarta nesse momento a necessidade de lavar as vias. Segundo ele, não há evidência científica de que a higienização deve ser feita em locais com altas temperaturas. “Especialmente no sol escaldante do interior do estado, não há nenhum indício de que lavar as ruas tenha importância no controle do novo coronavírus”.

Por outro lado, a limpeza é recomendada para ambientes cobertos, que podem estar contaminados por gotículas de pessoas infectadas. O infectologista sinaliza a necessidade de higienizar rodoviárias, banheiros públicos e entradas de unidades de saúde, expostos eventualmente à circulação de pessoas acometidas pela doença. “Lavar os ambientes cobertos pode valer, sobretudo em cidades com mais casos. Mesmo que esses ambientes (não lavados) estejam contaminados, se você retirar o sapato ao chegar em casa e deixá-lo do lado de fora, vai diminuir o risco de contaminação”, orienta.