Coronavírus: Entenda a importância de se manter a prática do isolamento social

7 de abril de 2020 - 14:09 # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Ficar em casa, no atual contexto de enfrentamento ao Coronavírus, é mais do que um ato de segurança, é um gesto de carinho a você e às pessoas que estão no seu entorno. Por isso, a prática do isolamento social se torna tão importante nesse momento. A medida tem sido uma das principais recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Ceará na prevenção contra a proliferação do vírus.

O infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará, Dr. Ivo Castelo Lopes, explica que o cenário brasileiro corresponde hoje ao que chamamos de 3ª onda do vírus, que diz respeito à transmissão comunitária entre a população. “Quando foi preconizado a quarentena, tentou-se fazer com que houvesse uma parada desse movimento”, analisa.

O médico explica que, a exemplo de países como a Japão, China e Cingapura, a letalidade dos casos conseguiu ser controlada graças a ações ligadas ao diagnóstico de laboratório e às medidas de restrição das pessoas. “O que houve de correto nesse locais? Tomou-se medidas restritivas. E o que houve de errado nos outros locais? Só se fazia diagnóstico das pessoas que tinham sintomas”, afirma.

Esse isolamento, segundo o infectologista, refere-se tanto para pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e que devem fica isoladas por 14 dias sem contato com outras pessoas, quanto para o cidadãos que se isolam voluntariamente. “Você convive com a sua família, mas tendo aqueles cuidados de não se contaminar com ambiente de fora e nem sair para não se contaminar”, explica.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), até o fim da manhã desta terça-feira, 07, já haviam sido confirmados 1.023 casos em pelo menos 36 municípios cearenses. Desse quantitativo, Fortaleza concentra o maior número de casos confirmados, sendo 919 no total. Os números levantados pela plataforma do IntegraSUS vão ao encontro da análise feita por Ivo Castelo Branco.

Segundo avaliação do infectologista, a curva epidemiológica do estado mantinha crescimento linear, mas alterou-se rapidamente e deverá atingir uma condição exponencial com o aumento da “terceira onda” na comunidade. (das transmissões comunitárias). “Estamos em uma situação em que todos temos de agir, independente de classe social ou ideologia. Ela exige que nossas soluções sejam coletivas e não pensando no individual”, refletiu.

Além disso, os indicadores da secretaria reforçam o apelo feito pelo governador Camilo Santana no último sábado, 04. O gestor reforçou a necessidade da população compreender a importância das ações tomadas, especialmente o isolamento social, por conta da forma fácil de contaminação e propagação do Covid-19.

Após reunião com o comitê de enfrentamento ao coronavírus no Ceará e especialistas da área, o Governo do Ceará decidiu prorrogar até o dia 20 de abril o decreto estadual que prorroga o isolamento social e define quais atividades podem funcionar – e de que maneira.

ACESSE A PÁGINA DO CORONAVÍRUS DO GOVERNO DO CEARÁ

CONFIRA OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL