Sesa orienta profissionais de saúde e população sobre medicamento Tamiflu

3 de abril de 2020 - 16:10 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza um trabalho coordenado no enfrentamento à pandemia de coronavírus. As ações desenvolvidas têm, entre outros objetivos, conscientizar a população sobre a importância do uso racional de medicamento.

Indicado na prevenção e no tratamento de gripe em adultos e crianças a partir de um ano, o antiviral fosfato de oseltamivir (Tamiflu) também está sendo usado em pessoas diagnosticados com coronavírus (Covid-19). Nesse caso, a medicação é prescrita somente para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou com Síndrome Gripal.

O infectologista Keny Colares, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) ressalta que o uso da medicação não pode ser feito de maneira indiscriminada e deve seguir os novos critérios de notificação e indicação para exames e diagnóstico de Covid-19. “Alguns estudos observacionais, incluindo os realizados em pacientes hospitalizados, demonstraram maior benefício clínico quando o Tamiflu foi iniciado até 48 horas após o surgimento de sintomas”, explica.

Orientações

Em caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa recomenda isolamento hospitalar, controle de profissionais em contato com o paciente e restrição de visitas. Indica-se o uso de máscara N95 em procedimentos que gerem aerossóis.

Para pacientes com síndromes gripais, orienta-se isolamento domiciliar e evitar contato por 14 dias. Caso a pessoa pertença a um grupo de risco, o Tamilflu deve ser iniciado,prontamente, seguindo as orientações médicas. “O uso da medicação deve acontecer o mais rápido possível e geralmente é feito duas vezes ao dia, durante cinco dias”, afirma Keny.

Influenza

De acordo com o último boletim epidemiológico de influenza, publicado em 24 de março, a prescrição do uso do antiviral fosfato de oseltamivir (Tamiflu) deve ser avaliada inicialmente pelo médico. Pessoas já vacinadas que apresentarem os sintomas da gripe – especialmente aquelas mais suscetíveis às complicações – devem procurar uma unidade de saúde.

No Protocolo de Tratamento de Influenza 2017, do Ministério da Saúde (MS), o uso do medicamento está indicado para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e síndrome Gripal, com condições e fatores de risco para complicações. O remédio é prescrito em receituário simples e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).