DataSUS disponibiliza nova plataforma para notificação de casos de Covid-19

26 de março de 2020 - 21:28 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa Repórter: Martina Dieb Arte gráfica: Jeorge Farias

O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), disponibilizará uma nova plataforma para a notificação de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), nesta sexta-feira, 27.

O sistema notificador do Governo Federal, o e-SUS VE, contará com recursos de alto desempenho, que podem otimizar os registros da doença em todo o País.

Com a mudança, o FormSUS 2 será desabilitado a partir da meia-noite de sexta-feira. As novas notificações devem, portanto, ser realizadas apenas no e-SUS VE.

” A nova ferramenta irá facilitar o trabalho dos profissionais, pois traz formulários simples, intuitivos e de fácil utilização. Além disso, será possível reunir um grande volume de informações sobre a Covid-19 em todo o país. A Secretaria da Saúde do Ceará fará o que for necessário para que as unidades notificadoras acessem o e-SUS VE e, com isso, tenham mais agilidade”, ressalta Ricristhi Gonçalves, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Acesso

No primeiro acesso, os usuários devem realizar um cadastro individual. Diante da demanda dos estados e dos municípios para notificar casos suspeitos da Covid-19, o DataSUS disponibilizou uma equipe orientar sobre o acesso à nova ferramenta. O suporte pode ser acionado pelo e-mail esusve.suporte@saude.gov.br.

Orientações e esclarecimentos para os profissionais de saúde estarão disponíveis no portal do DataSUS.