Coronavirus: Profissionais de saúde participam de atividade de simulação realística
18 de março de 2020 - 16:47 #Coronavirus #ESP/CE #HGF
Repórter: Daniel Araújo Fotos: Daniel Araújo
A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) em parceria com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizou nesta terça-feira, 18, um treinamento de simulação realística de atendimento à pacientes com suspeita do novo coronavírus. A iniciativa faz parte das atividades do “Projeto Plano Emergencial Coronavírus”. A estratégia engloba ações de saúde com foco nas medidas de preparação, orientação e controle para possível atendimento de casos suspeitos do Coronavírus no estado do Ceará.
A simulação envolveu uma equipe multiprofissional do HGF e da ESP/CE entre equipe de segurança, recepcionistas, enfermeiros, técnicos de laboratório e médicos. Rafael Dantas, técnico educacional do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da ESP/CE, explica que o aspecto educacional desse processo é um dos pontos mais importantes nesse tipo de ação. “A simulação realística contribui para que esses trabalhadores desenvolvam determinadas competências a partir dos contextos ali simulados”, afirma.
Para isso, foi montado um espaço no hospital simulando diferentes estações que compõem o fluxo de atendimento desses pacientes na rede de saúde do estado. De acordo com Rafael, as etapas nas estações foram baseadas em um fluxo construído em conjunto com a ESP/CE e os setores da educação permanente e vigilância epidemiológica do HGF.
“São nesses momentos e nessas capacitações que a gente consegue sentir a realidade e tomar algumas decisões para a melhoria dos serviços, de modo que as coisas ocorram da forma mais correta possível e não envolva riscos tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, reforça Rafael.
Plano Emergencial
O “Projeto Plano Emergencial Coronavírus” tem atuado como uma estratégia de educação permanente realizada pela ESP/CE em parceria com a SESA, com vista a qualificação dos profissionais da rede de saúde do estado.
A iniciativa pretende desenvolver a formação dos profissionais de saúde da rede nos três níveis de atenção, de forma a qualificá-los para respostas emergenciais frente a casos suspeitos ou possíveis casos confirmados importados do novo Coronavírus (Covid-19) no estado do Ceará.
Além das atividades de simulação realística, o projeto prevê a realização de ações de comunicação popular, capacitações presenciais, Web conferências, Capacitação de enfermeiros para informação aos profissionais de saúde, e Gravação de vídeos.
O Ministério da Saúde do Brasil também tem realizado monitoramento diário da situação junto à organização Mundial da Saúde (OMS) e instalou um Centro de Operações de Emergência (COE) que tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos do coronavírus (agora nomeado como Covid-19) no país.
Novas Medidas
Ainda nessa quarta-feira, 18, o Governo do Ceará anunciou mais uma série de ações locais para o enfrentamento da pandemia que o Mundo sofre com o Coronavírus. Pelas redes sociais, o governador Camilo Santana informou que o Estado vai colocar à disposição da população mais 600 unidades de terapia intensiva (UTIs), o que irá praticamente duplicar a capacidade da rede pública.