Capacitações sobre novo coronavírus serão realizadas em Sobral, Quixadá e Juazeiro

6 de março de 2020 - 17:04 # #

Informações atualizadas sobre o novo coronavírus (Covid-19) serão levadas pela Escola de Pública do Ceará e Secretaria da Saúde do Estado na próxima semana para profissionais de saúde das regiões Norte, Cariri e Sertão Central. As capacitações sobre a doença ocorrerão na segunda-feira, 9, em Sobral e Juazeiro do Norte. Já na quarta-feira, 11, é a vez de Quixadá.

A iniciativa, que já passou por Fortaleza e Aracati, no Litoral Leste, deve alcançar ao final do ciclo formativo pelo menos 800 profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros de UPAs e hospitais.

Os eventos são gratuitos e abordam, entre outras temáticas, o manejo clínico, o fluxo de atendimento e as medidas de prevenção relacionadas à enfermidade. A proposta é qualificar as equipes para respostas emergenciais no atendimento de eventuais casos suspeitos do novo coronavírus no Estado.

De acordo com a supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública, Lígia Lucena, a ideia das capacitações regionais é trabalhar de forma descentralizada e alinhar as informações sobre a doença. “Os profissionais de saúde podem trabalhar como multiplicadores das informações dadas durantes esses encontros”, salienta.

:: Ciclo de capacitações e fóruns regionais sobre o novo coronavírus (Covid-19)

Sobral – Região Norte

Local: Hospital Regional Norte (Av. John Sanford, Bairro – Cidade Dr. José Euclides Ferreira Gomes Junior)
Data: 9 de março (segunda-feira)
Horário: 13h30
Facilitadores: médico infectologista Hospital São José de Doenças Infecciosas, Roberto da Justa;
assessora técnica do GT Imunopreveníveis da Célula de Imunização da SESA, Thaisy Ricarte; chefe do Centro de Análises Clínicas do Lacen, Rosiane Lobo.

Juazeiro do Norte – Cariri

Local: Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (Rua Tenente Raimundo Rocha, 515 – Cidade Universitária)
Data: 9 de março (segunda-feira)
Horário: 13h30
Palestrantes: infectologista e professor da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Pablo Pita; assessora Especial da Superintendência da Região do Cariri, Geórgia Xavier Esmeraldo Arrais; médica veterinária da Epidemiologia da Superintendência da Região do Cariri, Lúcia Maria de Lima Paiva

Quixadá – Sertão Central

Local: Unicatólica (Rua Juvêncio Alves, 600, Centro)
Data: 11 de março (quarta-feira)
Horário: 9h
Palestrantes: Infecto a confirmar; assessora técnica do GT Imunopreveníveis da Célula de Imunização da SESA, Thaisy Ricarte.

Ouça

A supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública, Lígia Lucena, as ações informativas sobre o novo coronavírus estão sendo trabalhadas de forma a alcançar todo o estado.