Saúde inicia capacitações regionais sobre o novo coronavírus em Aracati nesta quinta, 5

4 de março de 2020 - 12:30 # # # #

Repórter: Jackson de Moura Arte: Júlio Lopes

Profissionais de saúde do Litoral Leste recebem nesta quinta-feira, 5, capacitação sobre o coronavírus (Covid-19) no município de Aracati. A iniciativa, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), será realizada a partir de 9h, no auditório da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ.

A formação ficará a cargo da secretária executiva da Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, que também integra o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, e de Lídice Holanda, do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE. Em pauta, o manejo clínico e medidas de segurança contra o vírus.

O evento é aberto e gratuito para médicos, enfermeiros, residentes e demais profissionais de saúde da região nos níveis de atenção primário, secundário e terciário. A proposta é qualificar as equipes para respostas emergenciais no atendimento de eventuais casos suspeitos do novo coronavírus no Estado.

A capacitação presencial em Aracati é a primeira de uma sequência de formações exclusivamente sobre Covid-19 voltadas a profissionais de saúde de quatro regiões do estado. Os próximos eventos estão previstos para ainda este mês em Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte.

AÇÕES

O ciclo formativo presencial soma-se às webconferências realizadas desde o começo de fevereiro. As transmissões levam informações sobre vários aspectos, como atendimento inicial, manejo clínico e fluxos de atendimento em casos suspeitos do novo vírus. Além disso, permitem a interação de profissionais de saúde e esclarecimento de dúvidas por meio de um chat. As produções estão disponíveis na página da ESP/CE no Youtube.

As ações são parte do Plano Estadual de Contingência ao Novo Coronavírus (Covid-19), que contempla ainda outras estratégias no eixo de informação, educação e treinamento de profissionais de saúde para a prevenção e cuidado de eventuais pacientes e familiares.

Ciclo de capacitação e fóruns regionais sobre o novo coronavírus (Covid-19)
Quando: 5 de março (quinta-feira)
Horário: 9h da manhã
Local: Auditório da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ (Rodovia CE 040, S/N, Bairro Aeroporto – Aracati/CE)