Turma VII da RIS-ESP/CE inicia Semana de Imersão nesta terça, 03

2 de março de 2020 - 15:33 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE.

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio do seu Centro de Residências em Saúde (Ceres) iniciará nesta terça-feira, 3, as atividades da Semana de Imersão da Turma VII do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (RIS-ESP/CE). Até a próxima sexta-feira, cerca de 307 novos residentes profissionais participarão de uma rica agenda de apresentação e introdução à dinâmica da RIS-ESP/CE.

Os residentes serão recepcionados pelo corpo de gestores da ESP/CE, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS), Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU); e pela Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU). Nesse primeiro dia da Imersão, eles também participarão da palestra “Residência Multiprofissional: Na linha do tempo do Sistema Único de Saúde”, ministrada pela Dra. Leni Nobre.

A Semana de Imersão compreende um processo formativo que adota estratégias pedagógicas participativas, conceituais e metodológicas desenvolvidas a partir de atividades específicas como: Rodas de Conversa, Vivências de Integração, Exposições Dialogadas, além de apresentações sobre a dinâmica dos processos institucionais adotados pela RIS-ESP/CE e que ajudarão a regir as atividades da turma durante os próximos dois anos.

Ao longo dos próximos quatro dias, os profissionais farão serão apresentados às estruturas organizacionais, ao perfil dos egressos, às competências, módulos e avaliações das RIS-ESP/CE. Além disso, participarão de palestras sobre importantes conceitos como a territorialização em saúde, políticas públicas de saúde e ações do Fórum Cearense de Residências em Saúde.

A Turma VII é composta por 11 programas de Residências Multiprofissional e Uniprofissional, onde 8 programas acontecem no âmbito hospitalar (Cancerologia, Cardiopulmonar, Neurologia, Enfermagem Obstetrícia, Neonatologia, Urgência e Emergência, Infectologia, Pediatria) e 3 programas ocorrem no âmbito comunitário (Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental e Coletiva e Saúde Coletiva).

Residência Multiprofissional

O Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da ESP/CE é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Conduzido político e pedagogicamente pela escola desde 2011, a RIS-ESP/CE oferta educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram diferentes áreas de saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Por constituir modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu, a Residência Multiprofissional e Uniprofissional é ofertada sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, incluindo plantão e duração mínima de 2 (dois) anos, com o acompanhamento em serviço de docentes-preceptores.

Entre seus principais objetivos o programa objetiva ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Serviço
Cerimônia de Abertura da Imersão da Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde
Quando: 03 de março
Horário: 13 horas
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues – Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles.