Coronavírus é tema de webconferência voltada a profissionais de saúde nesta segunda, 2

28 de fevereiro de 2020 - 16:31 # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

O atendimento inicial, manejo clínico e fluxos de atendimento do novo coronavírus (COVID-19) serão temas da segunda webconferência realizada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). A transmissão ocorrerá nesta segunda-feira, 2, pelo canal do Youtube e site da ESP/CE.

A iniciativa tem como principal objetivo partilhar informações e orientações junto aos profissionais que atuam nas redes de saúde estadual e municipal do Ceará. “O que pretendemos é esclarecer aos trabalhadores como fazer esse primeiro atendimento a um paciente com suspeita de coronavírus e a respeito do fluxo desse pacientes após o acolhimento”, adianta Lígia Lucena, supervisora do Centro de Educação Permanente em Educação Permanente em Vigilância em Saúde da ESP/CE (Cevig).

A webconferência contará com a participação de dois profissionais da rede de saúde do estado. Keny Colares, infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas abordará os aspectos relacionados ao atendimento inicial e ao manejo clínicos de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Já Thaisy Ricarte, assessora técnica do GT Imunopreveníveis da Célula de Imunização da SESA, discutirá vigilância epidemiológica e os fluxos de atendimentos aos pacientes com suspeita do novo coronavírus.

Assim como a primeira webconferência realizada no início de fevereiro, este novo encontro ocorre como a intenção de desenvolver a formação dos profissionais de saúde na rede em seus três níveis de atenção. A intenção é qualificá-los para respostas emergenciais frente a casos suspeitos ou possíveis casos confirmados importados do novo Coronavírus (Covid-19) no estado do Ceará.

Monitoramento

Nesta quinta-feira, 27, O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, se reuniu com gestores e diretores de hospitais públicos e particulares para discutir o Plano Estadual de Contingência do novo coronavírus (Covid-19).

Diariamente a secretaria tem disponibilizado em seu site, boletins com informações sobre o novo coronavírus para a população e profissionais de saúde. Até o momento, a SESA investiga cinco casos no estado do Ceará, sendo quatro em Fortaleza e um em Crateús.

Serviço
Webconferência “Atendimento Inicial e Manejo Clínico do Coronavírus” (Covid-19)
Horário: 9 horas
Como acessar: http://espvirtual.esp.ce.gov.br  ou extranet.saude.ce.gov.br/telessaude