Profissionais recebem primeira capacitação sobre o novo coronavírus na ESP/CE

12 de fevereiro de 2020 - 17:06 # # # #

Repórter: Jackson de Moura Fotos: Deborah Muniz

O Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) está em execução, mesmo sem registros de casos no Ceará. O auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo César Martins Rodrigues (ESP/CE) recebeu profissionais de várias áreas da saúde para a primeira capacitação presencial sobre o novo vírus nesta quarta, 12.

O objetivo de iniciativas como esta é levar informações e treinamento aos profissionais para a prevenção e cuidados de eventuais pacientes e familiares. Na abertura do evento, a diretora do programa de Pós-Graduação em Saúde da Escola, Olívia Bessa, destacou que o Estado tem acertado em se precaver apesar da ausência de casos no Brasil: “Diante do enfrentamento do coronavírus, que não é uma realidade concreta no país, esse movimento anterior do Estado do Ceará, seja de organização de serviço ou do processo formativo,é um indicador de qualidade”, afirmou.

A definição e notificação de casos, manejo clínico, vigilâncias epidemiológica e laboratorial, além de coletas e análises diferenciais por abordados pela farmacêutica bioquímica do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Ana Carolina Barjud; o médico infectologista do Hospital São José, Keny Colares; e pela assessora técnica do GT Imunopreviníveis da Célula de Imunização da SESA, Thaisy Ricarte.

“O tema é desafiador, já que os chineses conhecem a enfermidade há dois meses e a gente há um mês. Daí quanto mais informações compartilharmos melhor será o cuidado ao paciente em caso de eventual caso do novo vírus”, salientou Keny Colares.

PLANEJAMENTO, AÇÕES E PREVENÇÃO

Profissionais do interior do Estado também vão receber capacitação semelhante. A formação chega a Aracati, no Litoral Leste, já nesta quinta, 13. Na ocasião, serão levadas também esclarecimentos sobre o manejo clínico de arboviroses, com foco na dengue, que pode levar a casos mais graves este ano.

Na sexta-feira passada, 7, SESA e ESP/CE realizaram uma webconferência sobre o novo coronavírus. Mais de 250 profissionais de saúde acompanharam online a transmissão, que segue disponível no canal da ESP/CE no YouTube.

O ciclo formativo tem continuidade até o fim de fevereiro com mais ações previstas na capital e no interior do Ceará. A ideia é atingir profissionais da saúde e gestores dos hospitais da Rede de Saúde Estadual, Rede Terciária, Secundária e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

OUÇA

A diretora do programa de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, destaca que o Estado acerta em se preparar contra o novo coronavírus  apesar da ausência de casos no Brasil: