Profissionais de Aracati e região recebem capacitação sobre arboviroses e coronavírus

12 de fevereiro de 2020 - 14:01 # # # # #

Repórter: Jackson de Moura Arte: Deborah Muniz

Mesmo sem nenhum registro da doença em território cearense, a abordagem clínica do novo coronavírus (Covid-19) soma-se às temáticas do fórum regional que capacita profissionais de saúde em Aracati nesta quinta, 13. A iniciativa, da Secretaria da Saúde do Estado e da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), terá palestras especialistas nas enfermidades a fim de informar e esclarecer dúvidas de profissionais do Litoral Leste.

A capacitação será realizada a partir de 9 da manhã, no auditório da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. O evento é aberto e gratuito para médicos, enfermeiros, residentes e demais profissionais de saúde da região que atendam nos serviços públicos do Estado.

De acordo com a supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), Lígia Lucena, a ideia é reforçar como deve ser a conduta dos profissionais de saúde. “Esse ano estamos atentos aos casos de dengue, que podem ser mais graves por conta da circulação do sorotipo 2. Já o novo coronavírus é uma novidade para os profissionais do país e do estado. Essa capacitação vai prepará-los para um eventual surgimento de casos”, pontua.

Palestras

Durante a manhã do ciclo informativo, a definição de casos do novo coronavírus, notificação, manejo clínico e vigilâncias epidemiológica e laboratorial, entre outros aspectos, serão abordados pela assessora técnica do GT Imunopreveníveis da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Thaisy Ricarte, e pela farmacêutica-bioquímica do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), Ana Carolina Barjud. A abordagem atende ao Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), da Secretaria da Saúde do Ceará.

Já as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya ou zika, serão tratadas pelo presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, Guilherme Henn. O médico infectologista vai focar na abordagem clínica das enfermidades em crianças, adultos e idosos.

Fóruns Regionais

Os fóruns regionais tiveram início em Redenção, no Maciço de Baturité, no dia 6 de fevereiro. Ao longo do mês, as formações vão passar por todas as cinco regiões de saúde do Ceará com a expectativa de capacitar pelo menos 800 profissionais das Unidades Básicas de Saúde e prontos socorros. Os próximos encontros, com equipes da SESA e da ESP/CE, vai abranger profissionais da regiões Norte, Sertão Central e Cariri.