Alunos da Residência Multiprofissional em Saúde realizam Seminários de Qualificação

3 de fevereiro de 2020 - 15:22 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Turma VI (2019-2021) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RIS-ESP/CE) realiza durante toda essa semana as apresentações do Seminário de Qualificação do Método. Os ciclos temáticos objetivam qualificar a análise e a coerência metodológica do projeto de pesquisa e seguem até a próxima sexta-feira, 07.

Nesse momento, os cerca de 320 profissionais residentes apresentarão a estrutura metodológica do projeto de pesquisa a uma banca de professores-avaliadores. As apresentações ocorrem tanto na sede da ESP/CE, para os residentes do componente comunitário, quanto nos hospitais, onde os profissionais do componente hospitalar realizam sua prática.

Os trabalhos serão apresentados oralmente a partir do formato de banner. De acordo com a equipe pedagógica da RIS-ESP/CE, o ciclo do seminário totalizará uma média de 42 apresentações por dia ao longo dos próximos cinco dias. Cada trabalho será analisado por uma dupla de avaliadores.

A assistente social Beatriz Alcântara atua no município de Icapuí. Ela veio à Fortaleza para apresentar seu trabalho e qualificar o projeto de pesquisa. De acordo com a residente, todas as pesquisas partem, em sua maioria, das demandas percebidas e analisadas nos territórios de práticas. “Esse é um momento de partilha onde nos encontramos e conhecemos as demandas das outras cidades. E eu posso levar também para o meu município essa inquietação”, projeta.

Residência Multiprofissional

A RIS-ESP/CE é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Foi criado em 2005 e é conduzida político e pedagogicamente pela escola desde 2011.

Seu é objetivo é ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

O programa oferta educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram a área de saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.