ESP/CE inicia ciclo de capacitações multiprofissionais sobre arboviroses

31 de janeiro de 2020 - 17:13 # # # # #

Repórter: Jackson de Moura Fotos: Deborah Muniz

A troca de ideias sobre o cuidado a pacientes com doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira, no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), foi o pontapé inicial de uma série de capacitações e fóruns regionais que serão realizados ao longo do mês de fevereiro em cinco regiões de saúde do Estado.

A inciativa da ESP/CE, com palestras ministradas por infectologistas renomados, é voltada para um melhor cuidado de profissionais de saúde a pacientes com arbovírus e ainda integra uma força-tarefa contra a dengue, capitaneada pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Saúde. Os planos voltados para os profissionais da saúde também incluem visitas às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Fortaleza e Região Metropolitana, e sensibilização da população cearense.

Nesta sexta-feira, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, residentes e demais profissionais de saúde do serviço público do Estado receberam diversas informações sobre o manejo clínico de pacientes com chikungunya, Zika ou, especialmente, a dengue, que pode resultar em casos com complicações mais graves.

“É importante que os profissionais de saúde estejam mais cientes da prevenção e do cuidado do paciente diante da possibilidade de um número maior de casos de arboviroses, especialmente a dengue”, salientou na abertura do evento o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

A mesa-redonda foi composta pelo gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Antônio Lima (Tanta), e os infectologistas Keny Colares e Robério Leite.

Além da vigilância epidemiológica e notificação compulsória, foram abordados o manejo clínico e qualificado de pacientes crianças, adultos e idosos.

FÓRUNS REGIONAIS

O ciclo de capacitações seguirá em fóruns regionais pelo interior do Ceará. O primeiro ocorre na próxima quinta-feira, 6, em Redenção, no Maciço de Baturité. Ao todo, as formações – que são abertas e gratuitas – seguem para outras quatro regiões de saúde, contemplando municípios como Aracati, no Litoral Leste, Sobral, na região Norte e Juazeiro do Norte, no Cariri.

OUÇA

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, fala sobre a relevância do engajamento dos profissionais da saúde como multiplicadores no enfrentamento às arboviroses.