Arboviroses: Saúde inicia ciclo de visitas à UPAs de Fortaleza e RMF
31 de janeiro de 2020 - 08:05 #Arboviroses #ESP/CE #UPA
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE.
O Governo do Estado do Ceará intensifica a partir desta semana uma série de ações que englobam capacitações de profissionais de saúde e estratégias de sensibilização da população cearense. Uma delas é uma série de visitas programadas para ocorrer em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Fortaleza e Região Metropolitana realizadas por profissionais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).
A agenda de atividades iniciou-se nesta quinta-feira, 30, com a primeira visita técnica que ocorreu na UPA do Canidezinho. A comitiva contou com a presença de médicos e infectologistas da Rede SESA de saúde. De acordo com o cronograma do projeto, as equipes devem visitar outras unidades de saúde até o início de fevereiro.
O projeto tem como principal objetivo sensibilizar e orientar os profissionais de saúde que atuam nessas unidades acerca das intervenções que podem ser realizadas no atendimento aos pacientes que chegarem nesses serviços com alguma suspeita de dengue, zyka ou chikungunya.
O diretor da educação profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti, explica que a escolha das UPAs deriva da alta demanda por elas recebidas, enquanto equipamentos da rede de urgência e emergência de Fortaleza, nos períodos de grandes epidemias.
Ainda segundo Caio, serão entregues cópias impressas dos Fluxogramas de Manejo Clínicos em todas as unidades visitadas. “A visita tem o objetivo de alertar os profissionais sobre manejo clínico e notificação. O foco maior é o atendimento. A ideia é qualificar o atendimento a esses pacientes”, ressalta o gestor.
O coordenador de enfermagem da UPA do Canindezinho, Álvaro Nepomuceno, chamou atenção para a importância do trabalho de enfrentamento às arboviroses ser realizada a partir de práticas intersetoriais. “Não é somente a saúde que tem de se preocupar com as arboviroses, mas também a área da educação. Temos que investir em políticas intersetoriais porque as arboviroses vão além de um problema de educação e com essa intersetorialidade eu acredito que a gente vai ter um sucesso maior”.
Além das unidades de saúde de Messejana e José Walter, serão contempladas com informações, as unidades de Horizonte, Eusébio, Candindezinho, Itaperi, Conjunto Ceará, Granja Lisboa, Jangurussu, Edson Queiroz, Autran Nunes, Vila Velha, Cristo Redentor e Praia do Futuro.
Arboviroses
A iminente crise desencadeada pela propagação da Dengue, Chikungunya e Zika vírus representa um desafio à saúde pública do Brasil. São necessárias soluções técnicas e educacionais que configurem tanto a construção de conhecimentos, quanto o desenvolvimento da mudança de hábitos e valores na sociedade.
E foi pensando nessa perspectiva que a ESP/CE, em parceria com a SESA realizará nesta sexta-feira, 31, a primeira de uma série de capacitações e fóruns regionais ministrados por infectologistas que vão abordar o diagnóstico e o manejo clínico oportuno e qualificado dessas arboviroses. A capacitação faz parte do conjunto de estratégias da rede de saúde do estado para o enfrentamento dos possíveis casos que possam surgir de acordo com as projeções da secretaria para o cenário epidemiológico de 2020.