Missão, visão e valores: conheça as novas diretrizes organizacionais

24 de janeiro de 2020 - 14:58 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

Ao longo dos anos, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) desenvolveu um trabalho marcado por seriedade, respeito ao cidadão e compromisso na prestação de um serviço público de qualidade à população cearense. Tendo como foco a modernização da saúde e, sobretudo, o bem-estar e a felicidade das pessoas, a Secretaria estabeleceu diretrizes organizacionais inovadoras. Um dos reflexos desse processo de mudança foi a formulação de uma nova missão, visão e valores institucionais.

Missão, visão e valores fundamentam o trabalho de toda e qualquer organização. São recursos importantes para orientar o planejamento estratégico, construir a identidade institucional e fortalecer a integração entre os funcionários de uma instituição. Portanto, todas as ações desenvolvidas pela Saúde passam a ser regidas por sua nova visão, missão e valores. Um dos principais objetivos dessa iniciativa é engajar os colaboradores no propósito da pasta para que cada profissional promova resultados positivos.

Cada normativa fornece as direções necessárias para nortear o trabalho de gestores e colaboradores. A missão clara, uma visão focada e valores coerentes colaboram para que a Escola de Saúde Pública do Ceará estabeleça metas importantes e permita que os gestores deleguem responsabilidades estratégicas para cada profissional. Além disso, com as novas diretrizes, fica mais fácil avaliar e propor melhorias quando temos definidos os objetivos que a instituição deseja alcançar.

Conheça a missão, a visão e os valores da Escola de Saúde Pública do Ceará

Fique por dentro

O que é missão, visão e valores?

A missão, visão e valores são o conjunto de diretrizes fundamentais que regem a Sesa. Eles são estabelecidos durante o planejamento estratégico, documentados e revisados periodicamente. Cada diretriz responde a uma pergunta sobre a instituição: quem ela é e aonde quer chegar.

O que é a missão?

A missão comunica a razão de existir da Sesa e deve ser amplamente compreendida pela instituição. É a essência de tudo o que se pretende oferecer aos colaboradores e ao cidadão. É importante colocá-la em prática no dia a dia e tê-la como base para traçar objetivos e estratégias. A missão se volta à orientação dos colaboradores e delimita a atuação da Sesa, ajudando todos os profissionais a concentrar seus esforços numa mesma direção.

O que é a visão?

Diante do desafio de planejar, a visão tem importância fundamental na construção do futuro da Sesa. A visão é a descrição do futuro, ou seja, aonde a Sesa quer chegar e quais serão suas metas até 2023.

O que são os valores?

Os valores influenciam os comportamentos, atitudes e decisões tomadas. São princípios e crenças que servem como guias e representam o que a Sesa acredita.

Qual a importância dessas diretrizes na Sesa?

Contribuir de forma positiva para o bom relacionamento entre a gestão e os colaboradores, além de fortalecer a imagem da Secretaria junto aos profissionais e ao cidadão cearense. As diretrizes definem tudo que envolve a Secretaria, sua cultura organizacional, forma de trabalho, resolução dos problemas, gerenciamento de crises e metas a serem traçadas.