Saúde capacita 200 médicos em manejo clínico da dengue

21 de janeiro de 2020 - 11:13 # # #

O Estado do Ceará tem desempenhado no início deste ano um trabalho cujo foco recai no enfrentamento às arboviroses e ao mosquito Aedes aegypti. E pensando na realização de ações de prevenção e antecipação às possíveis situações de risco em relação à dengue, zika e chikungunya, é que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza até o próximo dia 24 de janeiro um treinamento sobre Manejo Clínico da Dengue.

Ao todo, serão capacitados 200 médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família em Fortaleza. A formação teve início nesta segunda-feira, 20, possui carga horária de 4 horas e tem como principal objetivo a capacitação e qualificação desses profissionais no manejo clínico de arboviroses.

As atividades estão sendo conduzidas pelos supervisores do Programa Médico da Família Fortaleza. Os encontros ocorrerão em dois turnos com turmas de 20 profissionais em cada uma delas. De acordo com Erlemus Soares, Gerente da Célula de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o treinamento foi pensado com base na experiência realizada pela ESP/CE a partir do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde.

Lançado por meio de edital em junho de 2019, a iniciativa destina-se exclusivamente a médicos brasileiros ou estrangeiros, com visto permanente no Brasil, registrado junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que atuem ou pretendam atuar junto a equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Estado do Ceará.

A formação, que teve início em agosto de 2019, integra o Programa Médico da Família Ceará e tem como foco o desenvolvimento de competências que visem o atendimento às necessidades dos indivíduos, suas famílias e da comunidade. A partir de um conceito amplo de saúde, busca integrar diretrizes que alinham o bem-estar físico, mental e social, por meio de ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação.