Saúde partilha planejamento de enfrentamento às arboviroses com prefeitos do Ceará

13 de janeiro de 2020 - 16:53 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE | Texto: Daniel Araújo | Fotos: Deborah Muniz

Uma manhã para se pensar uma política de pactos e de gestão pública mais resolutivas no enfrentamento e controle das arboviroses no estado do Ceará. Foi com esse objetivo que a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) esteve reunida nesta segunda-feira, 13, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) com prefeitos e lideranças na área da saúde de todo o estado.

Falando diretamente aos gestores, o secretário da saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), destacou que o momento foi pensado para se discutir propostas de estruturação de uma política de redução de danos, baseada no acolhimento das pessoas que sofrem ou venham a sofrer com essas doenças: “É preciso que nós nos antecipemos aos processos e que os enfrentemos de forma conjunta. Isso fará com que nós passemos a discutir ações interdisciplinares”.

Para fundamentar essa proposição, o gestor apresentou alguns dados do cenário epidemiológico e entomológico das arboviroses urbanas bem como um apanhado das principais ações realizadas pelo governo do Estado no campo da saúde nos últimos dois anos. O secretário ressaltou a importância da manutenção desse trabalho desenvolvido de forma conjunta e baseada na intersetorialidade.

Considerando o cenário epidemiológico e as perspectivas para 2020, cujos estudos levam em conta o incremento de percentual de 208% nos casos de dengue em 2019 e a presença do vetor em todos os municípios cearenses, a Rede de Saúde do Estado do Ceará estruturou um plano de ação. O planejamento engloba a emissão de cartas de alerta para os municípios com riscos de epidemia; gerenciamento de estoques de insumos de controle; ampliação da identificação do sorotipo circulante para organização da rede de atenção, além do envio de ofícios de recomendação aos prefeitos, entre outras atividades.

No campo das estratégias educacionais em saúde, o estado pretende fortalecer suas ações de controle e vigilância das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “É importante que trabalhemos em conjunto. Não apenas na questão da prevenção como também no reconhecimento por parte do reconhecimento por parte dos profissionais de saúde os indícios de gravidade e uma estratégia especifica pra isso”, completou.

Parte dessas atividades de educação em saúde foram apresentadas pela ESP/CE. Representando a superintendência da instituição, o Diretor da Educação Profissional em Saúde, Caio Cavalcanti, detalhou algumas das ações que serão desenvolvidas nas próximas semanas. Segundo o gestor, será divulgada uma série de vídeos informativos nas redes sociais com orientações de especialistas e infectologistas. Além de capacitações in loco nas 18 Unidades de Pronto Atendimento da Região Metropolitana de Fortaleza e demais equipamentos do interior do Ceará.

OUÇA

O prefeito do município de Deputado Irapuan Pinheiro, Claudenilton Pinheiro, comenta os saldos do encontro que reuniu prefeitos, gestores e demais profissionais da saúde.