Projeto quer capacitar cuidadores

27 de dezembro de 2019 - 14:21 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP Ceará

O Ceará deve contar em 2020 com um curso de “Capacitação dos cuidadores de pacientes em cuidados especiais domiciliares e institucionalizados”. O Projeto é uma iniciativa da Direção de Ensino e Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em parceria com o Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) e da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da suas Diretoria de Educação Profissional em Saúde (DIEPS) e Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (CEDES).

Nesta sexta-feira, 27, realizou-se mais uma reunião para alinhamento dos aspectos educacionais e administrativo-financeiro da Capacitação, que tem como objetivo principal que os participantes do curso possam desenvolver competências para lidar nos diferentes contextos do cuidar de um paciente em cuidados especiais. Os alunos também serão preparados para atuar em conjunto com a equipe multidisciplinar em saúde para o cuidado de pacientes crônicos, em alinhamento com o mercado de trabalho atual.

A ideia é que os cuidadores desenvolvam não só conhecimentos e habilidades no gerenciamento do cuidado dos pacientes, mas também saibam como usar os insumos de forma consciente, reduzam as complicações e intercorrências, bem como as reinternações. O Curso deve ser oferecido para a população até março de 2020.