ESP/CE recebe convocados para o Programa de Valorização da Supervisão em Residências

26 de dezembro de 2019 - 16:26 # # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP Ceará

Os profissionais da saúde convocados na seleção do Programa de Valorização da Supervisão em Residências em Saúde do Estado do Ceará participaram na tarde desta quinta-feira, 26, do primeiro momento de acolhimento após as matrículas, na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Ao todo, 101 pessoas da lista de aprovados foram chamadas a participar dos encontros de supervisores. O Edital 25/2019, realizado por meio do Centro de Residência em Saúde (CERES), foi lançado no começo do mês de dezembro. Os participantes classificados foram convocados conforme o subitem 10.1 do Edital Regulador.

A enfermeira Anna Paula Sousa da Silva trabalha no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) há dez anos. Destes, dois foram à frente da supervisão de neurologia e neurocirurgia multiprofissional. Para ela, o lançamento do programa de Valorização é um marco. “É muito importante, a gente vem lutando há muito tempo por esse reconhecimento. A formação do residente precisa dessa base e o Programa vem para apoiar o perfil desse egresso que sai dos hospitais”, afirma.

Os profissionais terão um encontro a cada mês do ano, totalizando 12 encontros de formação. Os supervisores serão formados nos eixos da educação, gestão clínica, pesquisa e ainda no eixo de liderança, comunicação e profissionalismo.

A proposta do Programa de Valorização da Supervisão é melhorar a formação do supervisor para o exercício das competências e da missão nos processos formativos dos residentes em saúde. Tanto a Residência Médica quanto a Multiprofissional de diversos hospitais da rede pública do estado vão contar com um corpo de supervisores que serão acompanhados pela ESP/CE e pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).