ESP/CE publica novo volume da Cadernos ESP

19 de dezembro de 2019 - 09:18 # # #

A garantia dos direitos de cidadania, do funcionamento pleno das instituições públicas e da saúde como ferramenta de proteção social passam pela reafirmação de conceitos como a liberdade e a justiça social. Foi com base nessa reflexão que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Investigação Científica (Cenic), lançou nesta quinta-feira, 19, o volume 2 da edição 2019 da Cadernos ESP.

Ao todo, a publicação conta com 13 artigos publicados entre textos originais e de revisão. Nesta edição, o foco do periódico científico recai sobre as discussões do campo da vigilância sanitária. De acordo com Jadson Franco, supervisor do Cenic, a implementação das políticas de saúde pública deve considerar o conjunto de complexidades do sistema brasileiro como a escassez de recursos, legitimidade, além da dificuldade em mudar “práticas burocráticas, cartoriais e pouco comunicativas para intervir e atuar”, pontua.

Para o gestor e editor científico, é urgente que se analise o cenário da democracia e saúde em cada momento do processo das equipes que compõem a força de trabalho das vigilâncias e das demais áreas que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).

É visando a construção dessa reflexão e debate sobre essas questões que os 13 artigos que compõem este volume 2 da Cadernos ESP apresentam questões relativas a não conformidades; análise de componentes; limites e padrões; eventos adversos; notificações; segurança; gerenciamento e capacidade operativa.

Todos esses trabalhos decodificam especificidades de recortes territoriais no estado do Ceará. Ao situar e analisar riscos e determinantes dos objetos investigados, podem desvelar e elucidar a imbricada teia que produz saúde-doença, e apontar soluções adequadas aos problemas sanitários de territórios singulares.

A Cadernos ESP

Visando tornar públicos e de livre acesso os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde, a CadernosESP aceita para publicação artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções.

Criada em 2005, possui periodicidade semestral, trata-se de um instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar em diversos campos dofazer saúde, mas em especial da Saúde Coletiva. Tendo por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces.

Submissões

Os autores interessados em submeter seus trabalhos, poderão fazê-lo enviando os artigos em formato eletrônico por meio do Open Journal System, sistema de acompanhamento e editoração, no endereço: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/. Antes do envio do manuscrito ao periódico, é importante que sejam verificadas as diretrizes estabelecidas, que se direcionam a cada tipo de publicação, na sessão de autores.

ACESSE A PÁGINA DA CADERNOS ESP