Com oferta de nova turma, ESP/CE retoma Curso Técnico em Enfermagem

19 de dezembro de 2019 - 16:02 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), entendendo a relevância do fomento às ações formativas no campo da Enfermagem, iniciou nesta quinta-feira, 19, nova etapa da educação profissional em saúde do estado. Ao longo dos próximos dois anos, a instituição acompanhará uma nova turma do Curso Técnico em Enfermagem.

Ofertada pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde, a formação reunirá 40 profissionais que atuam como auxiliares de enfermagem nas unidades da rede estadual e municipal de saúde. A solenidade, realizada na sede da ESP/CE, reuniu gestores e profissionais da saúde envolvidos no processo de educação permanente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Falando diretamente aos educandos, o diretor da Educação Profissional em Saúde, Caio Cavalcanti, destacou a realização do curso como o resultado de uma grande demanda formativa contida no Ceará. “Essa uma proposta pedagógica consistente baseada nas nossas experiências anteriores, mas quem constrói o curso na prática são vocês”, orientou.

Esse compromisso também foi reforçado pela coordenadora do curso, Andrea Serpa. A gestora acolheu cada um dos novos profissionais e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em equipe. “Sabemos que é um caminho logo e que haverão desafios. Mas tenham em mente que esse curso é uma realização e conquista de vocês também”, disse.

De acordo com o calendário acadêmico, a previsão é que as atividades em sala de aula iniciem-se em fevereiro de 2020, sempre às segundas e quintas-feiras na ESP/CE. Uma dessas profissionais que marcarão presença nesse momento será Regina Célia. Servidora do estado há 33 anos, ela conta que o desejo de realizar a formação é antigo. “Amo a minha profissão. Poderia ter estudado mais? Poderia. Mas há 30 anos nossa vida era muito direcionada a casar, ter filhos e trabalhar para ajudar nossos maridos”, reflete.

Hoje, aos 61 anos de idade, Célia retornará à sala de aula para iniciar sua formação como futura Técnica em Enfermagem. Minha expectativa é grande. Estou bastante empolgada. Nem dormi direito ontem porque queria mesmo era estar aqui”, brinca a servidora do Hospital César Cals, adiantando que sua intenção é iniciar as atividades já diplomada como Técnica em Enfermagem na nova sede do equipamento, que será construída no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A solenidade da aula inaugural contou com a presença das gestoras Kelly Marques, coordenadora Geral de Enfermagem do Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara e com Jessica Lima, enfermeira do Centro de Estudos do Hospital César Cals.

Técnico em Enfermagem

O Curso Técnico em Enfermagem é ofertado há mais de 10 anos pela ESP/CE. Sua proposta faz parte da Política Nacional de Educação Permanente, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e tem como objetivo formar profissionais Técnicos em Enfermagem para atuarem em todos os níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação relacionados ao processo saúde-doença, prestando cuidados de Enfermagem no atendimento às necessidades de saúde de pacientes clínicos, cirúrgicos e da comunidade em todas as faixas etárias.