ESP/CE conclui agenda de formatura do Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde

18 de dezembro de 2019 - 15:14 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) encerrará nesta sexta-feira, 20, um importante ciclo para a educação profissional e permanente no estado do Ceará. Isso porque, a cidade de Itapiúna, localizada 128.3 km de Fortaleza, passará a contar com 48 novos Técnicos Agentes Comunitários de Saúde.

Ao todo, a Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE (Dieps) concluirá o calendário de formatura com a certificação de 376 profissionais aptos para somar com o Sistema Único de Saúde no Ceará. A turma de Itapiúna, portanto, encerrará essa fase de conclusão do CTACS, iniciada em novembro passado. Até agora, a ESP/CE diplomou trabalhadores nas cidades de Itaitinga, Capistrano, Guaramiranga e Pindoretama.

As últimas cerimônias do curso ocorreram nas cidades de Pindoretama, em 13 de dezembro, onde foram formados novos 42 ACS, e no município de Guaramiranga, quando o município passou a contar com 14 novos profissionais Técnicos em Agente Comunitário em Saúde.

Para garantir o acesso de todos os ACS, independente do nível de formação desses profissionais, o CTACS foi planejado ainda em 2005 a partir de itinerários formativos que possibilitam a progressão desses agentes à escolarização e à qualificação.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Dieps iniciou o curso em 184 municípios cearenses. No período de 2005 a 2014 foram formados 16.927 ACS em suas etapas formativas I e II. Seu principal objetivo preparar os profissionais para atuarem como técnicos de Nível Médio junto às equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de assistência e atenção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades, levando em consideração as necessidades sanitárias no território a partir dos determinantes sociais da saúde.

A iniciativa utiliza uma metodologia da abordagem no contexto, onde o aluno se identifica com as questões do cotidiano do território, tornando a aprendizagem mais significativa, conforme o paradigma da promoção da saúde, por meio da Educação Permanente.

Nesse sentido, o curso ocorre alinhado ao Plano Político Pedagógico da ESP/CE, utilizando abordagem por competências, multidisciplinar e integrada promovendo uma compreensão profunda dos fenômenos relacionados à saúde por parte dos estudantes trabalhador.

 

Serviço
Formatura do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde – Turma Itapiúna
Quando: 20 de dezembro
Horário: 18 horas
Local: Clube Acqua Gildo
Endereço: Rua Cosme Leite, s/n Itapiúna – CE