ESP/CE conclui turma de Especialização em Processos de Gestão na Atenção à Saúde

11 de dezembro de 2019 - 13:24 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges), realizará nesta quinta-feira, 12, solenidade de encerramento Curso de Especialização em Processos de Gestão na Atenção à Saúde. Ao todo, 93 novos especialistas serão diplomados em cerimônia que ocorrerá na sede da ESP/CE e reunirá acadêmicos, profissionais da saúde e gestores do Ceará.

A formação é uma parceria da ESP/CE com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e terá como objetivo formar especialistas em Gestão do Território Saúde para atuar nos processos de gestão e de atenção à saúde. O curso surgiu da necessidade de se ampliar a efetividade da intervenção educacional voltada para o aperfeiçoamento dos processos de trabalhos nos serviços de saúde.

Ao todo, 150 profissionais das Unidades de Saúde, das Regionais de Saúde, da SMS e da ESP/CE participaram da capacitação, cujo resultado esperado foi o de se promover o desenvolvimento de competências do corpo técnico gerencial para a melhoria da qualidade da atenção nas UAPS e nas Regionais de Saúde, tornando-a cada vez mais segura e resolutiva para a população.

A supervisora do Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges) e coordenadora pedagógica do curso, Wilma Lins, ressalta o fato de a formação ter sido pensado e formatado a partir das necessidades da rede de saúde do município. “O que a gente espera é que, ao final do curso, tenhamos gestores capacitados e que contribuam com toda a sistemática do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

A gestora destaca ainda o desenvolvimento dos projetos de intervenção produzidos pelos profissionais durante a especialização e aplicados já nos seus respectivos campos de prática. “Quando se conclui uma formação como essa, o profissional já se encontra com novas ideias, mais disposto a lidar com essas questões”, reforça.

A especialização foi pensada, nesse sentido, para trazer resultados que contribuam com o desenvolvimento de competências do corpo gerencial para a melhoria da qualidade da atenção nas UAPS e nas Regionais de Saúde de Fortaleza.

Iniciada em março de 2018, a especialização contou com uma carga horária total de 512 horas, sendo 328 (trezentos e vinte e oito) horas de atividades presenciais; 84 (oitenta e quatro) horas à distância (equivalente à 20% da carga horária) e 100 (cem) horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Serviço
Solenidade de Encerramento do Curso de Especialização em Processos de Gestão na Atenção à Saúde
Quando: 12 de dezembro
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
Endereço: Avenida Antônia Justa, 3161, Meireles – Fortaleza.